Senador ítalo-brasileiro visita clube botucatuense

Fotos: David Devidé

O presidente do Centro Brasil Itália de Botucatu e seus diretores constituídos recepcionaram nesta quarta-feira (4) o senador da República da Itália da XVII Legislatura da 10ª Comissão, Indústria, Comércio e Turismo, Fausto Guilherme Longo, 60, correspondente da Itália no exterior e primeiro senador brasileiro eleito para o Parlamento da Itália.

A solenidade foi prestigiada por várias personalidades municipais ligadas a diferentes segmentos sociais, assim como o apresentador Ivo Morgantte repórter e jornalista do SBT, apresentador do programa “Aqui e Agora”, o secretário de Desenvolvimento, Edinho Baptistão, o radialista Ferdinando Lunardi, o fotógrafo e diretor do Centro Cultural, David José Devidé, entre outros.

O vice-presidente do Brasil Itália, Renato Lumina Pupatto apresentou projetos futuros do clube e fez o convite ao senador para um jantar no final do ano com descendentes italianos. “O encontro com o senador foi uma oportunidade para estreitar relacionamentos”, disse Pupatto, que acompanhou a agenda do senador na Cidade.

Nascido em Amparo, o arquiteto e urbanista Fausto Longo, é mestre em Habitação e desempenha a função de gerente de Ação Regional na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), onde presidiu também a Associação dos Funcionários. Entre inúmeras funções públicas exercidas no Brasil, Longo foi vereador e secretário de Turismo em Piracicaba, delegado da Embratur para a Região Sul e presidente do Conselho do Instituto Paulista de Vitivinicultura.

Teve atuação na área de Comunicação Social de diversos órgãos públicos, inclusive federais. Foi um dos fundadores do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e um dos precursores da discussão sobre a hidrovia no Rio Piracicaba e dos estudos para implantação do porto em Artemis. Em fevereiro deste ano, Fausto Longo foi eleito para uma das vagas ao Senado que o Parlamento italiano mantém para a América Latina. Os ítalo-brasileiros o elegeram senador da República Italiana com 29.077 votos.

Fausto Longo agradeceu a homenagem que lhe foi prestada e disse que ficou muito satisfeito com sua a vinda a Botucatu. “Quero dizer aos meus amigos botucatuenses que podem contar com meu apoio junto ao Senado Italiano naquilo que for possível, para buscar intercâmbios com o governo da Itália. As portas do meu escritório aqui no Brasil estarão sempre abertas para atender a todos”, colocou Longo.

Vale lembrar que o ítalo-brasileiro Fausto Longo é o primeiro descendente italiano, nascido no Brasil, nesses 150 anos de imigração, eleito senador da República na Itália, país onde foi contemplado em 2007 com o título de Cavaliere della Ordine della Stella della Solidariet? Italiana, pelo presidente Giorgio Napolitano.