Senac recebe exposição sobre cultura caipira

O Senac Botucatu promove entre os dias 11 e 20 de abril a exposição “O canto é de ouro, prosa e viola”. A mostra, que reúne um acervo de rádios antigos, discos e violões de músicos sertanejos de Botucatu, foi produzida numa parceria entre Nelson Aparecido Lopes de Oliveira, contador de causos caipiras do município, também conhecido como Tio Nerso, e a rádio PRF-8 AM.

Segundo Tio Nerso, o objetivo da exposição é difundir a cultura caipira local. “Temos vários cantores sertanejos que são daqui e fizeram muito sucesso no Brasil, como a dupla Tonico e Tinoco e Guido Bizaco. A ideia é mostrar as pessoas um pouco da história da música caipira para que elas valorizem suas raízes”, afirma.

A exposição conta com dez rádios, entre eles um receptor todo de ferro criado em 1918, fitas de arame, usadas na década de 40, a primeira viola da dupla sertaneja Tonico e Tinoco, datada de 1936, 40 discos de música sertaneja, violões de Guido Bizaco, uma mesa de som utilizada na década de 70 e microfones de 1938.

Também serão apresentados causos caipiras sobre o universo do sertão e músicas regionalistas cantadas pela dupla sertaneja mirim Anderson e Alisson. A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 ? s 21 horas, e sábado, das 8 ? s 14 horas. Mais informações pelo telefone (14) 3112-1150.

Fotos: Valéria Cuter