Senac promove curso de tecnologia em informação

O profissional de tecnologia da informação (TI) pode trabalhar com administração de redes, manutenção de computadores, desenvolvimento de softwares ou websites. Entretanto, é preciso ter conhecimentos específicos para cada um desses campos de atuação. De acordo com Gilmara Almeida, docente da área de TI do Senac Botucatu, a falta de qualificação é um dos maiores problemas para a contratação no setor.

Segundo a pesquisa Escassez de Talentos 2014, feita em 42 países pelo ManpowerGroup, a área é a oitava com maior falta de profissionais capacitados em todo o mundo. Já os técnicos – incluindo os de informática – ocupam a terceira colocação no levantamento.

A pesquisa também mostrou que, entre os empregadores que relataram essa escassez de talentos, mais da metade (54%) acredita que a situação afeta diretamente a capacidade de atender às necessidades dos clientes. Eles também relataram impacto negativo na criatividade e capacidade de inovação dos funcionários.

A falta de atualização de muitos trabalhadores da área é uma das explicações para esse cenário. “As mudanças constantes no mundo da tecnologia exigem que o profissional esteja sempre se atualizando, além de ser cooperativo, comunicativo ecapaz de resolver problemas”, avalia Gilmara.

Ela lembra que o diploma de curso técnico ou superior e a fluência em inglês são diferenciais para quem quer se destacar no mercado, mas não garantem a contratação. “Hoje em dia, as empresas exigem algo alémdisso. Certificações profissionais de empresas como Oracle, Microsoft e Autodesk são boas alternativas para incrementar o currículo”, diz.

Para capacitar profissionais na área, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para o curso Técnico em Informática. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira e vão de 11 de agosto deste ano a 16 de maio de 2016.

A capacitação traz conceitos de desenvolvimento de sistemas, infraestrutura de rede, criação de websites e outros temas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sp.senac.br/botucatu. Mais informações pelo telefone (14) 3112-1150.