Senac implantará em Botucatu curso técnico em Arte Dramática

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por meio da Rede Social (Rede Tear), e a Prefeitura de Botucatu realizarão, no próximo dia 18 de janeiro, ? s 19h30, no Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”, uma palestra informativa sobre o curso técnico em Arte Dramática, que será oferecido a partir de abril deste ano, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura.

Na oportunidade, o docente da unidade e responsável pelo curso, Gustavo Faria, explicará os objetivos, métodos, estratégias, duração, público-alvo, matrículas, entre outros fatores relativos ao curso. Segundo ele, é interessante que os interessados compareçam ? palestra, a fim de que possam tirar dúvidas e obter maiores esclarecimentos sobre o curso e a parceria entre o Senac e o Poder Público Municipal. Vale ressaltar que o candidato ? vaga deve ter acima de 16 anos e estar cursando, no mínimo, a
segunda série do Ensino Médio.

O curso contará com aulas semanais, de segunda ? sexta, das 19 ? s 22 horas, e possui carga horária de 800 horas totais. Ele tem como objetivo capacitar os alunos para que possam exercer a profissão de ator em diversos espaços não convencionais para apresentação e produção de espetáculos.

As aulas incluem exercícios práticos de história do teatro, interpretação dramática, expressão corporal, maquiagem e caracterização de personagens, montagem teatral, iniciação ? dublagem, rádio, TV, cinema e gestão empreendedora, voltadas ao aprendizado da profissão.

Assim, o técnico em arte dramática pode trabalhar em instituições de difusão cultural e artística, teatros, estúdios de rádio, TV e cinema, instituições recreativas e em escolas de arte teatral, dando aulas de aperfeiçoamento, especialização ou atualização ou, ainda, como produtor e dublador em rádio, cinema e televisão. Vale ressaltar que o curso oferecido é oficializado pela Portaria Senac/NSE nº 26/2009 de 14/07/2009, publicada no Diário Oficial do Estado pela Portaria CEE/GP nº 284, em 16/09/2009.

Ao concluir o curso e, após comprovar a conclusão do Ensino Médio, o aluno receberá o diploma de Habilitação Técnica de Nível Médio de Técnico Ator, válido em todo o Brasil, com o qual poderá requerer o registro profissional na SRTE – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Segundo o secretário da Cultura de Botucatu, Osni Ribeiro, é de suma importância a vinda de um curso como esse para o Município. “Trata-se de uma parceria importante entre a Prefeitura e o Senac, na qual o teatro fornecerá o espaço físico e equipamentos. O curso abrange praticamente todos os aspectos da arte dramática e proporcionará a formação técnica ? todos que trabalham na área e desejam se profissionalizar. Essas pessoas sairão capacitadas com registro na SRTE”, explica.