Senac ensina fazer maquiagens para o halloween

Em 31 de outubro é comemorado o Dia das Bruxas em diversos locais do mundo. Originária dos antigos povos celtas, a festa é muito popular em países de língua inglesa, mas ganha cada vez mais adeptos no Brasil.

Na ocasião, as crianças se fantasiam de monstros, múmias, vampiros e bruxas. O divertimento é assustar vizinhos e colegas de escola. Mas não é só o traje que pode provocar reações de espanto. O importante é ter um rosto que cause medo e convença os adultos a distribuir os doces.

Como a pele infantil é mais sensível, porém, o cuidado deve ser redobrado. A tinta guache, por exemplo, pode causar irritação e alergia. Ela deve ser substituída por produtos à base de água.  Para ajudar a criar o clima da festa, as docentes dos cursos de Maquiador e Maquiador Cênico do  Senac Botucatu, Ana Carolina Martines e Joyce Caroline dos Santos Firmino, (foto) ensinam sugestões de maquiagem. 

Para os interessados em aprender mais sobre o assunto, o Senac Botucatu oferece os cursos Maquiador e Maquiador Cênico. Informações sobre abertura de turmas podem ser obtidas pelo site www.sp.senac.br/botucatu ou pelo telefone (14) 3112-1150.

 

Bruxinha

– Faça a higienização da pele com sabonete neutro ou apenas com água, pois a pele infantil é sensível. Enxugue bem antes de iniciar a maquiagem.

– Aplique sombra preta sobre a pálpebra, cuidando para não borrar a parte de baixo dos olhos.

– Em seguida, delineie os olhos e pontilhe uma teia de aranha saindo do canto externo dos olhos e descendo sobre a bochecha, com lápis preto para olhos.

– Desenhe o corpo da aranha com pincel chanfrado e as pernas com o pincel de delinear.

– Faça uma teia de aranha no olho esquerdo, utilizando pincel de delinear e lápis preto para olhos. Depois utilize lápis branco para destacar a teia.

– Para finalizar, use batom da cor da sua preferência. Após a brincadeira terminar, remova a maquiagem com demaquilante ou sabonete neutro.

 

Caveira

– Com um lápis branco, faça o contorno da profundidade dos olhos, nariz, mandíbula e maxilar.

– Preencha a parte que não foi contornada com tinta "pinta cara" branca.

– Pinte com tinta "pinta cara" preta as profundidades dos olhos, nariz e lateral da bochecha. É importante finalizar com pó translúcido ou uma sombra da mesma tonalidade para deixar a maquiagem seca.

– Para fazer a marca de cada dente, use sombra branca ou tinta "pinta cara" da mesma cor, sempre aplicando pó ou sombra.

– Para marcar as divisões dos dentes, use pincel chanfrado ou pincel de delinear os olhos com a tinta "pinta cara preta".

– Retoque conforme achar necessário. Caso queira dar um efeito mais dramático, esfume em volta dos olhos, faça rachaduras e desenhe as sobrancelhas. Para retirar esta maquiagem, deve-se usar um óleo hidratante para o rosto e depois lavar com sabonete neutro, enxaguando bastante.