Senac ensina confeccionar fantasias para o carnaval

Fotos – Divulgação/Ilustrativas

O ideal é optar por fantasias leves, com peças de algodão, porque ajudam na transpiração, já que  o calor e o suor podem causar irritação na pele da criança

 

O Carnaval está chegando. As festividades começam a partir do dia 5 de fevereiro, na sexta-feira, e seguem até a terça-feira. Além de alegrar os adultos, o período também é muito esperado pelas crianças.  A garotada adora se fantasiar para a ocasião. Mônica Martins, docente da área de moda do Senac Botucatu, afirma que o principal é assegurar que as roupas sejam confortáveis e permitam a liberdade dos movimentos.

“O ideal é optar por fantasias leves. O mais indicado são as peças de algodão, porque ajudam na transpiração. Lembrando que o calor e o suor podem causar irritação na pele da criança.  É importante não esquecer que a roupa também precisa ser prática para a hora do banheiro ou da troca de fralda”.

Já nos pés, a proteção dos calçados fechados é a mais indicada. “Evite sapatos novos que possam machucar. Uma dica interessante é aplicar lantejoulas ou purpurina no tênis, sapatilha ou botinha. Fica um charme e os pezinhos mais protegidos”.  Para os pais que estão com o orçamento apertado, a customização de roupas é uma boa alternativa. Entretanto, é importante evitar aplicação de botões e peças pequenas que possam soltar e causar algum acidente

“É preciso um cuidado especial com saias compridas ou fantasias que tenham capas e acessórios que se arrastem no chão, pois podem fazer com que a própria criança ou alguma outra tropece e caia. O recomendado é investir em peças que facilitem a mobilidade”, ensina. 

Outra dica é evitar acessórios que possam machucar. Troque espadas, coroas e outros ornamentos de plástico duro por algum material mais maleável, em papelão forrado e encapado com tecido.  Mônica sugere três opções de fantasias com custo relativamente zero. Veja abaixo.

 

Fantasminha

Materiais: camiseta branca de algodão e tinta de tecido preta.

Passo a passo: a ideia é bem simples. Coloque a camiseta em uma superfície plana. Com a tinta, faça o desenho de dois olhos e um sorriso no meio da peça. Esse será o rosto do fantasminha. Deixe secar por 72 horas.

Para complementar o visual, Mônica indica shorts branco para os meninos e saia rodada de tule para as meninas. “Mas lembre-se que o look precisa ser todo branco, para manter o clima. Fica um charme e confortável para que a criança possa brincar”, diz.

 

Lego

Materiais: caixa de papelão do tamanho de uma camiseta de criança, copos plásticos, estilete, cola e tinta spray da cor que desejar.

Passo a passo: a fantasia irá imitar uma peça do brinquedo. “A opção é para os pais que querem se aventurar um pouco mais na produção”, afirma a docente.

Com um estilete, corte as laterais e o topo da caixa. O objetivo é que a criança consiga passar a cabeça e os braços para fora. Na sequência, cole os copos na base da caixa, imitando as saliências que as peças de Lego têm.

Use o tubo de tinta spray para colorir. Escolha tons alegres, como vermelho, azul, amarelo ou verde. Deixe secar por 72 horas.

 

Polvo

Materiais: uma camiseta, meias coloridas e compridas, algodão, agulha e linha.

Passo a passo: encha as meias com algodão ou espuma, depois costure a base delas em diferentes espaços da camiseta. “Para ficar mais atrativa, escolha peças bem coloridas”, recomenda Mônica.