Semutran recebe projeto que recria a mini-cidade

Botucatu recebe de 27 a 30 deste mês a Cidade Portinho, uma iniciativa da Porto Seguro no qual recria para as crianças de 5 a 11 anos uma mini-cidade totalmente interativa voltada à educação no trânsito. As atividades se concentrarão no Colégio La Sale, sempre a partir das 9 horas, com apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

A estrutura inflável possui elementos comuns de qualquer cidade como ruas, cruzamentos e sinalizações (faixas de pedestres, placas e semáforos) que cercam escolas, casas e estabelecimentos comerciais. Assim, as crianças aprendem na prática (elas utilizam bicicletas no circuito) seu papel de cidadão inserido no trânsito, seja como pedestre, ciclista ou futuro motorista, e se tornam verdadeiras multiplicadoras deste aprendizado junto aos familiares e amigos. A expectativa é que o projeto receba mais de 400 crianças de escolas públicas e privadas durante os quatro dias de permanência na Cidade.

Em mais de 10 anos, a Cidade Portinho já atendeu a mais de 300 mil crianças em 87 cidades diferentes. Ele foi desenvolvido com o apoio de instrutores de trânsito especializados, além de empresas de assessoria pedagógica para a elaboração do conteúdo educativo.

Vale lembrar que a Secretaria de Mobilidade Urbana de Botucatu, desde dezembro de 2012, conta com sua própria Escolinha de Trânsito. Por semana, ela recebe cerca de 150 crianças que participam de projetos junto à Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Para mais informações e agendamentos ligar para os telefones da Semutran: (14) 3882-9888 ou 3815-3515.