Secretaria da Educação irá Inaugurar sala multissensorial na escola especial Nair Peres

A Secretaria de Educação de Botucatu inaugura na próxima quinta-feira (10), a partir das 10 horas, uma sala multissensorial no prédio da Escola Municipal de Educação Especial “Profª Nair Peres Sartori”.

O espaço proporcionará um atendimento diferenciado aos alunos com graves deficiências mentais (encefalopatias, deficientes intelectuais severos e transtornos invasivos de desenvolvimento).

Trata-se de uma metodologia holandesa denominada Snoezelen, na qual um ambiente é especialmente equipado com objetos, iluminação e som controlados que estimulam os sentidos, além de oportunizar rica experiência de aprendizagem, tratamento e lazer.

A sala multissensorial beneficia o aumento da atenção, melhora a criatividade, coordenação, interação, e desenvolve a comunicação verbal e não verbal. Ela também promove a escolha, a interação e o relacionamento, alivia o estresse, a dor e ansiedade.

Espelhos, lâmpadas aromáticas, colunas táteis, piscina de bolas, colunas de ar, colchões de vibração e massagem, livros, jogos, fibras ópticas são alguns dos materiais que podem fazer parte do espaço.

Vale ressaltar ainda que cinco profissionais da Secretaria de Educação foram capacitados dentro de um protocolo de atendimento, que inclui desde o encaminhamento até a avaliação de resultados.

De acordo com Neli Oliveira, coordenadora de Apoio Pedagógico e Especializado, essa era uma alternativa de trabalho que ainda faltava para a Educação Especial no Município.

“A implantação desta sala multissensorial vem ao encontro do perfil inclusivo que a Rede Municipal de Ensino tem imprimido em Botucatu. Além dos alunos da própria escola Nair Peres, este espaço permitirá que outros alunos com necessidades especiais ou com queixas sensoriais, emocionais e comportamentais também sejam atendidos”, concluiu.

25 anos de história

A inauguração da sala multissensorial acaba também por ser um presente à escola Nair Peres, que no mês de fevereiro passado completou 25 anos de história.

Atualmente a escola atende 75 alunos, com faixa etária de 4 a 18 anos, com atraso no desenvolvimento neuro-psicomotor associado ou não a comprometimento motor, emocional e sensorial.

Ela conta com professores (11), coordenadora, diretora, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta,  fonoaudióloga, auxiliares de serviços gerais (5), auxiliar de escritório, atendente de creche, professor de educação física, professor de musica e cuidadoras (3).

Mais informações

Escola Especial Nair Peres Sartori

Rua Dr. João Queiroz Reis, 420 – Vila São Judas Tadeu

Tel.: 3811-3114

 (Ass. de Imprensa da Prefeitura)