Secretaria da Cultura passará a funcionar no Teatro

Em razão das obras de reforma que estão sendo feitas, o Espaço Cultural “Doutor Gabriel Marão”, passará a funcionar, temporariamente, no espaço do Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”, na Rua Amando de Barros. Apenas o Museu de Arte Contemporânea (MAC) “Itajahy Martins” continuará funcionando no endereço atual até o dia 16 de dezembro.

A previsão é de que os funcionários da secretaria comecem a atender no novo local a partir da próxima quinta-feira (20). Segundo o administrador do teatro, Tico Vilela, foi realizada reforma no telhado do último andar do Municipal, colocado carpete de madeira e divisórias para a criação de mais duas salas no piso superior.

Todos os telefones e ramais do Espaço Cultural também deverão ser transferidos para o teatro. A Secretaria de Cultura deve permanecer no local por um período de um ano, prazo para o término das obras.

Reforma no Espaço Cultural visa proporcionar o acabamento adequado dos prédios já em utilização do Espaço Cultural “Doutor Gabriel Marão”, além da revitalização do espaço e a instalação de novos equipamentos públicos vinculados ? Secretaria de Cultura de Botucatu, mantendo ainda área livre para a realização de eventos.

Hoje, o Espaço Cultural abriga, com algumas limitações em suas instalações, programas, equipamentos e a sede administrativa da Secretaria Municipal de Cultura. Construído em 1967, o conjunto de prédios seguiu conceitos avançados e tinha como principal finalidade a instalação de uma escola de educação infantil nos moldes das “escolas parque” implantadas por Mário de Andrade, em São Paulo. O projeto original, elaborado em 1966, é assinado pelo renomado arquiteto Nadir Mezerani, mas nunca chegou a ser concluído.

As edificações já existentes receberão impermeabilização, restauro do piso, novas instalações elétricas e pintura. Haverá construção de novos conjuntos de sanitários. O projeto prevê a divisão do novo complexo em seis grandes blocos que abrigarão o Museu de Arte Contemporânea “Itajahy Martins”, área de convivência do MAC, Museu Histórico e Pedagógico “Dr. Francisco Blasi”, Biblioteca Municipal “Dr. Emílio Peduti”, Espaço On line, Centro de Formação Cultural e Artística para o Projeto Guri e oficinas.

A sede administrativa da Secretaria Municipal de Cultura será instalada em um prédio amplo, com dois pavimentos e que contempla total acessibilidade. Também estão previstos auditório de pouco mais de 450 m² e ampla área de estacionamento reversível para arena de eventos. As obras começaram no início do mês de novembro e, até o momento, já foram levantadas as paredes de três blocos. Nesta última semana, iniciou-se a construção do quarto bloco.