Revitalização do Morro de Rubião é discutida na Prefeitura

O prefeito João Cury Neto recebeu em seu gabinete, lideranças e representantes da comunidade de Rubião Júnior com a finalidade de discutir a possibilidade de revitalização da área onde está localizado o Morro e a Igreja de Santo Antonio.

Um dos principais cartões-postais da cidade sofre com a degradação provocada pela ação do tempo e pelo ataque de vândalos. A reunião foi provocada depois que o secretário de Turismo, Fredi Pimentel, apresentou ao prefeito um dossiê com um minucioso levantamento das condições do local. Ao mesmo tempo, representantes da comunidade também manifestaram preocupação com a situação.

“Já vínhamos discutindo internamente algumas ações para o Morro de Rubião. Depois da reunião que tive com o Fredi e com alguns moradores verifiquei que era o momento ideal para reunirmos todos os interessados para começar a discutir o que pode ser feito para melhorar as condições do local”, afirma o prefeito João Cury.

Presente ? reunião, o Padre Max Otaviano diz que apesar de já ter garantido material para fazer uma pintura da igreja, é necessária uma intervenção mais completa no entorno. “Não basta mais jogar uma mão de tinta. Precisamos unir forças e fazer mais porque aquele é um ponto turístico que está bastante degradado”, declarou.

O superintendente do Hospital das Clínicas, Dr. Emílio Curcelli, também participou da audiência e destacou a necessidade de melhorar a infra-estrutura na área onde hoje ficam estacionados os ônibus de outros municípios que levam pacientes para o HC. “Seria importante ter uma área adequada para estacionamento, com banheiros e outros equipamentos que não atendessem apenas os usuários do hospital mas também toda a comunidade”, salienta.

Nelita Corrêa e Mônica Gasparini, representantes da SOS Cuesta, anunciaram que a entidade fará um amplo levantamento, com diagnóstico, educação ambiental e recomposição florestal em toda a Bacia do Córrego da Cascata, que corta a região. E se colocaram ? disposição para que esse trabalho ofereça subsídios para que os investimentos a serem feitos no entorno do Morro de Rubião sejam sustentáveis ambientalmente.

“Nossa intenção é poder contar com uma área permanente de lazer para a comunidade, não apenas na época da Festa de Santo Antonio. Mas para isso é preciso que haja uma remodelação completa no local”, salientou o vereador Curumim.

O secretário de Turismo, Fredi Pimentel, anunciou que seu objetivo é trabalhar pela recuperação paisagística do Morro de Rubião e pela construção de um espaço de lazer dotado de toda infra-estrutura no local. “Meu sonho é esse. O local tem um potencial turístico que é fantástico”.

Durante a reunião também foi sugerido que a administração verifique a possibilidade de acionar as empresas que mantêm torres ao lado da igreja para que passem a pagar pelo uso do solo. Os recursos obtidos seriam disponibilizados para as ações de melhoria do local.

Outro ponto muito discutido foi a questão de segurança no local. Segundo alguns moradores, além da ação de vândalos, o Morro de Rubião tem sido usado como ponto de prostituição e consumo de drogas. O prefeito João Cury comprometeu-se em acionar a Guarda Municipal e a Polícia Militar para intensificar as rondas no local.

A arquiteta Ana Terruel comprometeu-se em esboçar um projeto para revitalização do espaço. A Secretaria de Planejamento entregará na próxima quinta-feira o levantamento topográfico da área. Uma nova reunião deverá ser convocada no início de janeiro e a ideia é, logo em seguida, convocar uma audiência pública para apresentação do projeto e discuti-lo com a população. “Depois disso poderemos avançar para o projeto executivo que nos informará o custo das obras e até onde poderemos chegar. Temos todo interesse em recuperar aquela área”, afirma o prefeito João Cury Neto.

Fonte: Secretaria de Comunicação