Reprodução equina da FMVZ é destaque nos EUA

Durante a Convenção da Associação Americana de Profissionais de Equinos (AAEP), realizada em Salt Lake City, Utah, nos Estados Unidos, quatro trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu foram relacionados dentre os doze com maior potencial de impacto na área, em âmbito mundial.

A FMVZ foi a instituição com mais pesquisas citadas na listagem elaborada pelo professor Terry Blanchard, da Texas A & M University e apresentada na solenidade da abertura da Convenção, considerada o maior e mais importante evento voltado para a Medicina Veterinária Equina. A edição de 2014 reuniu cerca de 4 mil participantes.

“Na Convenção, estiveram presentes alguns dos maiores pesquisadores voltados para a medicina veterinária equina. Para nós é motivo de orgulho ver um professor norteamericano, que é reconhecidamente uma autoridade na área, destacar quatro trabalhos nossos num evento de tamanha importância. Traz uma visibilidade muito grande para nossa escola e mostra a qualidade do que está sendo feito em Botucatu na área de reprodução equina”, diz o professor Marco Antonio Alvarenga, orientador de um dos estudos citados. “É importante destacar o apoio da Fapesp no desenvolvimento dessas pesquisas e o suporte institucional da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia”.

Para a professora Maria Denise Lopes, vice-diretora da FMVZ, o reconhecimento ocorrido durante o evento confirma a tradição que a Faculdade e o Departamento de Reprodução Animal têm na pesquisa com equinos. “São trabalhos de pesquisa aplicada que sempre alcançam uma repercussão internacional interessante. Nossos docentes estão sempre em sintonia com o que acontece de mais inovador e nossa produção científica tem o mesmo nível do que de melhor se faz nessa área internacionalmente. A FMVZ está satisfeita e orgulhosa por esse reconhecimento”.

Os trabalhos, todos desenvolvidos por pós-graduandos da FMVZ, tratam dos temas: efeitos do plasma rico em plaquetas na endometrite pós-cobertura; monitoração da formação de corpos lúteos suplementares em éguas receptoras acíclicas de embriões; qualidade do sêmen congelado do epidídimo versus do ejaculado de garanhões e efeito da incorporação de colesterol no sêmen refrigerado equino.

A relação divulgada no evento também foi publicada pela The Horse, considerada a maior revista on line de educação continuada para médicos veterinários na área de equinos e pode ser acessada no site http://www.thehorse.com/print-article/35202 com links para todos os trabalhos.


Da: Assessoria de Imprensa