Rádio mostra as copas de todos os tempos

Nesta fase em que o Brasil vive a expectativa da estréia da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010, a Rádio Emissora de Botucatu PRF-8, está realizando uma programação voltada para os grandes momentos de todas as copas. Há mais de um mês uma equipe comandada por Rubens Roberto Herbst, o Rubão, vem trabalhando nesse projeto fazendo um trabalho de pesquisa, juntamente com Rafael Fernandes Primo, o Rafinha e Adriana Donini.

Com isso, a equipe constituiu um acervo tendo a narração original de várias finais de copas, assim como entrevistas com jogadores que fizeram parte da trajetória do futebol brasileiro e mundial. Neste contexto, não poderia deixar de faltar ? s conquistas do Brasil nas copas de 1958, 1952, 1970, 1994 e 2002, com narrações emocionadas e empolgantes dos maiores locutores da história do rádio brasileiro.

Mas não são só as copas vencidas pelos brasileiros que fazem parte do acervo e outras seleções do mundo podem ser ouvidas sendo aclamadas campeãs como Inglaterra, Argentina, Itália, Alemanha, Uruguai e França. Enfim, é um apanhado geral de tudo que aconteceu nas copas mundiais ao longo dos anos.

“Estamos realizando um trabalho que resgata a história do nosso futebol através do rádio. Conseguimos construir uma grande quantidade de material e dividimos em blocos para entrar na grade de programação da Emissora, em três horários diferentes.

{bimg:3979:alt=a7:bimg}

O mais importante é que todas as gravações são originais com nitidez e a cada dia conseguimos dados novos”, revelou Rubão.

Ele lembra que para fazer esse trabalho contou com o apoio do diretor da Emissora, Caio Paganini. “Quando apresentamos a idéia de reviver as copas através do rádio, a direção abraçou o projeto e com essa retaguarda estamos realizando o trabalho. Isso nos consome várias horas por dia, mas vale ? pena, pois a aceitação está sendo muito positiva e ter o trabalho reconhecido é gratificante para qualquer profissional”, frisou Rubão.

Nas entrevistas estão técnicos como Vicente Feola, Zagalo, Cláudio Coutinho, João Saldanha, Carlos Alberto Parreira, Telê Santana e Dunga. Entre os jogadores destacam-se nomes como Leônidas, Didi, Zito, Pelé, Carlos Alberto, Gerson, Romário, Zico, entre outros.

Esses grandes momentos das copas, com aproximadamente 10 minutos, podem ser ouvidos, diariamente, na grade de programação da rádio em três horários, de segunda ? sexta-feira: ? s 8h50, ? s 12 horas e ? s 14h55.

Fotos: Fernando Ribeiro