Projeto Guri reúne mais de 300 pessoas no Municipal

O Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” foi palco na tarde da última quinta-feira (7) da audição dos alunos do Projeto Guri – Polo de Botucatu. O evento reuniu um público de mais de 300 pessoas, entre elas estavam presentes o prefeito de Botucatu João Cury Neto; o secretário Municipal de Cultura, Osni Ribeiro; estudantes da Escola Municipal “Martinho Nogueira” e familiares dos alunos do projeto.

A audição contou com participação dos 70 alunos do polo, que participam das turmas de iniciação musical, coral infantil e infanto-juvenil, teclado, violino, viola, violoncelo e contra baixo. Após a apresentação das turmas, a Orquestra do Polo de Botucatu formada por todos os alunos do projeto encerrou a audição com a música “Tristeza do Jeca”, de Angelino de Oliveira.

Segundo Vinicius Henrique, coordenador do polo de Botucatu, esta segunda audição dos alunos fechou com “chave de ouro” o semestre. “Além disso, a audição contou com uma novidade. Os alunos subiram no palco com os uniformes personalizados para apresentações que foram entregues pela Prefeitura de Botucatu no mês de junho”, comenta.

O investimento do Poder Público nos uniformes foi de aproximadamente R$ 3 mil. Cada aluno recebeu uma camiseta branca para frequentar as aulas, que acontecem duas vezes por semana, e outra amarela, para as apresentações e ensaios abertos ? população.

O prefeito João Cury Neto, em seu discurso, afirmou que o Projeto Guri tem dado muito certo em Botucatu porque possui um grande diferencial, que o de melhorar a vida de crianças e jovens através da música. “Nós temos como objetivo formar crianças e jovens melhores. Por meio desse projeto tenho escutado relatos de pais falando sobre a melhora de seus filhos no comportamento não só na escola, mas também em casa na concentração e disciplina. Estamos tentando junto com o governo do Estado de São Paulo viabilizar o Guri em período integral para beneficiar mais crianças em nossa Cidade. Tenho certeza que Botucatu tem tudo para ser um polo regional de Cultura e estamos trabalhando para isto. Outra de nossas conquistas para o Município é a primeira Pinacoteca do interior de São Paulo que será instalada no antigo Fórum”, explica.

{n}Sobre o Projeto Guri{/n}

O Projeto Guri, em Botucatu, começou suas atividades em abril de 2010 e está instalado no Espaço Cultural “Antonio Gabriel Marão”, no Centro. O Guri é um projeto socioeducativo, que entra em 2011 no seu 16º ano de existência.

Ele está sob a gestão da Associação Amigos do Projeto Guri [AAPG], e que tem como principal parceiro mantenedor o Governo do Estado de São Paulo. São oferecidos continuamente pelo projeto, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão [concedidos pelo próprio projeto]. Atualmente o Guri atende 54 mil crianças em 414 polos distribuídos em 310 cidades do Estado de São Paulo.

Fotos: Andréia Seullner