Projeto Guri ingressa alunos no conservatório de Tatuí

Como em todos os anos, desde sua criação em Botucatu no ano 2010, o Projeto Guri mais uma vez ingressa alunos no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos”, reconhecido como um dos maiores centros de música, luteria e artes cênicas do Brasil. Neste ano dois foram aprovados, que agora totalizam nove alunos encaminhados pelo Polo de Botucatu no período de cinco anos.

Os mais recentes aprovados neste semestre são Isadora Laurini de Souza, no curso de violoncelo, e Izaias Moreira Lima, em violino. A aluna Isadora ainda permanecerá no projeto mesmo com o ingresso no Conservatório. Já Izaias Moreira Lima encerrou suas atividades no Guri. “A primeira vez que tive contato com este instrumento foi aqui no Guri. Estou muito feliz por entrar para o Conservatório e pretendo concluir o curso”, explica.

Isadora fez aulas no Guri como o professor Victor Prado dos Santos, o primeiro aluno do projeto de Botucatu que ingressou no Conservatório em 2011. “É muito gratificante ver a conquista de nossos alunos que estão começaram como eu no mesmo polo”, comenta o professor. “Desde a existência do projeto na Cidade, em média, um aluno por semestre ingressa no Conservatório”, informa o coordenador do Guri em Botucatu, Vinicius Henrique. 

Vagas abertas

O Projeto Guri – programa de educação musical da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, voltado para crianças e adolescentes, oferece 156 vagas divididas em aulas de contrabaixo acústico, canto coral juvenil, teclado/piano, viola, violino e violoncelo, no Polo de Botucatu. Os interessados devem ter de 6 a 18 anos incompletos.

Para efetuar a matrícula é necessário comparecer diretamente ao polo localizado na Rua Rosa Maria Santiago, 152 – Centro, acompanhados pelos pais ou responsável, portando: RG ou certidão de nascimento e comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar referente ao semestre.

Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumento ou realizar testes seletivos e os novos alunos têm até dia 7 de março para realizar a inscrição. O início das aulas ocorre de acordo com a data de matrícula de cada aluno. Ao longo deste período, outras vagas podem abrir por conta de desistências.

Vale lembrar que o projeto oferece os cursos: iniciação musical, canto coral, violino, viola, contrabaixo acústico, violoncelo e teclado/piano. Funciona quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30 na Rua Rosa Maria Santiago, 152 – Centro. Telefone: (14) 3814-2017.