Projeto Guri continua com as inscrições abertas

As inscrições para os interessados em participar das aulas do Projeto Guri – polo de Botucatu seguem até esta sexta-feira (7). São oferecidas 50 vagas para os cursos de violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo, canto coral e iniciação musical no período da tarde para crianças e adolescentes que tenham entre 9 e 17 anos. O mesmo é viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Os interessados devem comparecer ao polo do projeto, localizado na Casa dos Conselhos (Rua Maria Rosa Santiago, nº 152), das 13h30 ? s 17h30, de segunda a sexta. Eles devem estar acompanhados pelos pais ou responsável, portando RG ou certidão de nascimento, além de comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar. Para se inscrever não é preciso ter conhecimento prévio de música, possuir instrumento, nem realizar testes seletivos.

{n}Sobre o Projeto Guri{/n}

Mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, desde 1995, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclado e percussão. Mais de 49 mil jovens fazem aulas em mais de 400 polos distribuídos por todo o Estado de São Paulo.

Os polos de ensino localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social, ambas ligadas ? Secretaria de Cultura.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Em 2013, o Guri comemorou 18 anos de existência, tendo atendido, desde o início, cerca de 500 mil jovens, em todo o Estado.