Projeto de Extensão da FMVZ recebe prêmio “Veterinário Cidadão”

Cultura
Projeto de Extensão da FMVZ recebe prêmio “Veterinário Cidadão” 11 janeiro 2011

Um dos projetos de extensão universitária mais duradouros da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, o “Teatro Infantil na Prevenção e Controle das Parasitoses de Cães e Gatos” recebeu mais um reconhecimento, através do Prêmio Veterinário Cidadão.
O projeto, coordenado pelos professores Raimundo Souza Lopes e Regina Kiomi Takahira, foi o segundo colocado na categoria “universitário” da premiação promovida Intervet Schering Plough Animal Health.

O prêmio foi criado com o objetivo estimular e reconhecer as melhores práticas de cidadania e educação para promoção da saúde e bem-estar animal relacionados a animais de companhia e promover a valorização social dos profissionais de medicina veterinária.

{n}O Projeto{/n}

A meta do projeto “Teatro Infantil na Prevenção e Controle das Parasitoses de Cães e Gatos” é transmitir a crianças do ensino fundamental, de forma lúdica e divertida, os conceitos básicos sobre os principais parasitas e educação sanitária em animais domésticos. A apresentação teatral envolve acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da FMVZ e é realizada sempre que há interesse de escolas ou entidades sociais. Fantasiados de cão, gato e veterinário, os “alunos-atores” promovem uma apresentação dinâmica, feita na medida para despertar o interesse das crianças.

A idéia do projeto surgiu a partir da percepção da necessidade da Prefeitura, centros comunitários, escolas públicas e particulares de informar os jovens sobre a conduta mais saudável a ser adotada no trato com os animais domésticos. “Essas entidades buscavam conscientizar as crianças a respeito das principais verminoses de cães e gatos, relacionando esse controle e prevenção com outros problemas que podem acometer o homem, como os carrapatos, pulgas e piolhos”, explicou o professor Raimundo. “Nas apresentações, mostramos como prevenir e curar as verminoses e falamos sobre o controle de parasitas externos e os principais procedimentos utilizados para a detecção e controle, como a aplicação do pente fino, por exemplo”.

A peça teatral apresenta de forma clara as medidas profiláticas que minimizam a transmissão das enfermidades parasitárias, como por exemplo: destinar corretamente ? s fezes dos animais domésticos e lavar as mãos, após brincar com os animais de estimação. De acordo com o professor Raimundo, além da informação que recebem, as crianças que assistem a apresentação podem atuar como agentes promotores e fiscalizadores das ações de seus familiares e amigos.

“As crianças constituem o público ideal para contribuir para a disseminação das informações corretas sobre verminoses e ectoparasitas e os métodos de prevenção e controle que podem proporcionar melhora na qualidade de vida animal e humana”.

A compreensão e a recepção do público alvo tem sido ótima. “Em uma das escolas em que foi apresentado, uma professora solicitou que os alunos em fase de alfabetização, com idades entre 6 e 7 anos, fizessem uma redação a respeito do que aprenderam no teatro”, conta o professor Raimundo. “As redações foram surpreendentes, ficamos impressionados com o poder de captação das mensagens e o envolvimento imediato com a campanha de não permitir que os animais de estimação sejam agentes transmissores das doenças para o ser humano”.

{n}Avaliação{/n}

Além da premiação, o projeto tem recebido boas avaliações de todos os parceiros e dos envolvidos na sua realização. “Em razão do formato adotado, mensagens muito relevantes são transmitidas de maneira simples e objetiva, facilitando o aprendizado das crianças e transformando-as em elementos da divulgação”, analisa o professor Raimundo.

Segundo ele, aos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, a sua participação no projeto traz crescimento profissional e pessoal a medida que proporciona a oportunidade do contato com a população, crianças de diferentes classes e outras realidades sociais. “Todos que participam ficam felizes e com a sensação de que a Universidade dá sua contribuição ? sociedade de maneira honesta e sem perder o cunho cientifico”.

O projeto “Teatro Infantil na Prevenção e Controle das Parasitoses de Cães e Gatos” tem a parceria da Pró-Reitoria de Extensão da Unesp, da Prefeitura Municipal de Botucatu e da Ourofino Saúde Animal. As entidades interessadas em recer a apresentação teatral podem entrar em contato pelos telefones 3811- 6115 ramal 209, (14) 9718- 9239 ou pelo e-mail: [email protected]

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento