Projeto de Botucatu foi contemplado pela Rede Globo

O Projeto Musicalizando do Núcleo Assistencial Joanna de Angelis de Botucatu foi contemplado nesse ano de 2013 pelo Criança Esperança Rede Globo/Unesco. Representando a presidente do Núcleo, Professora Narcisa da Silva Andreucci, esteve presente para receber o premio, na sede da Rede Globo no Rio de Janeiro, o coordenador do projeto Musicalizando, Claudemir Ferreira. Além da premiação, os 103 contemplados do Brasil participaram de um Congresso sobre o terceiro setor e, ? convite da Rede Globo, foram conhecer as instalações do Projac.

Criado em 2000, o projeto botucatuense atende 190 crianças na área da música, sendo: dois corais, duas orquestras, aulas de musicalização infantil, teoria musical, piano erudito, aulas individuais de instrumentos de sopro, percussão erudita e música de câmara. Estas ações, que são oferecidas de forma inteiramente gratuita, têm como alvo a família, que é essencial ? constituição de vínculos afetivos importantes. Torna possível evitar a permanência de crianças e adolescentes nas ruas. Assim, evitar que eles próprios, seus irmãos e familiares permaneçam expostos as situações adversas comuns ? queles que vivem fora das escolas.

“Em nome desse projeto agradecemos a todos os parceiros, pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos que contribuem para a sua manutenção”, disse Ferreira que recebeu o prêmio das mãos do ator Lázaro Ramos. “As atividades do projeto foram estabelecidas baseadas nos recentes avanços das neurociências, segundo as quais, atividades voltadas ? música promovem estimulação cerebral, através do incremento de redes neurais, favorecendo o desenvolvimento de áreas responsáveis pelo raciocínio lógico”, complementa.