Projeto aproxima estudantes da atividade política

Foram iniciadas nesta semana as visitas dos estudantes participantes do “Orçamento Participativo Jovem” selecionados como “prefeitos por um dia”. O programa, idealizado pela Secretaria Municipal de Descentralização e Participação Comunitária, tem como objetivo apresentar aos alunos sorteados, um dia na rotina do prefeito de Botucatu, incluindo audiências, reuniões e visitas, além do restante das atividades da agenda pública.

Ao todo, 15 estudantes foram selecionados para visitar a Prefeitura e suas secretarias.  Os estudantes são oriundos de escolas da rede pública de ensino.  A jovem Luana Garrido, de 17 anos, que sonha em cursar Física Médica, ficou satisfeita com a oportunidade de conhecer de perto a rotina da Prefeitura. “Esse projeto nos ajuda a entender melhor como funciona a política em Botucatu. Assim nos aproximamos desse tema, que muitos jovens não têm interesse”, resumiu.

Já a estudante Samara Pereira, também de 17 anos, ficou impressionada com os projetos realizados. “Gostei muito de participar das reuniões. São cansativas, mas é muito legal poder acompanhar um projeto como o do Parque Tecnológico. Vê-lo sair do papel”, vibrou.

O secretário Municipal de Descentralização e Participação Comunitária, Paulo Sérgio Alves, destaca que, além de aproximar os jovens da política, o programa também dá a eles uma visão geral do trabalho realizado pelo poder público. “Além de compreender nosso dia a dia, tentamos despertar nos participantes um sentido político, os estimulando a exercer essa atividade cívica importante”.

 

Sobre o OP Jovem

 

Desde 2011 até agora, o OP Jovem já promoveu palestras para mais de 5 mil estudantes, formando cerca de 550 delegados representantes de escolas. O projeto já foi objeto de pesquisa da Universidade de Brasília e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.  Em maio de 2013, a Prefeitura de Botucatu ainda conquistou o Prêmio Mário Covas na categoria Inovação em Gestão Municipal, através do programa Orçamento Participativo Jovem.