Projeto “Janelas” oferece sessões gratuitas de cinema

O Espaço Cultural – Dr. Antonio Gabriel Marão, em Botucatu, conta desde maio deste ano com o Cine Janelas. Trata-se de um espaço totalmente adaptado e equipado para recriar em ambientes públicos a arte e magia do cinema, de forma permanente. O projeto, concebido pela Rede Educare, tem patrocínio da Duratex, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo), e apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

O assessor de cultura, professor Benedito José Gamito, explica que todas as quintas-feiras e sábados o Cine Janelas irá realizar sessões gratuitas de cinema para toda a população botucatuense. Já estão programadas sessões até o mês de novembro. “As escolas interessadas das redes municipal, estadual e particular também podem fazer seus agendamentos pelo telefone (14) 3882-0133 com Ivone Mafalda”, ensina.

O Cine Janelas conta com acervo de 273 filmes em formato DVD (todos licenciados para exibição), incluindo títulos educativos, animações, documentários, clássicos e lançamentos do cinema mundial, além de um projetor multimídia de 5 mil lúmens, sonorização de cinema, suportes de cabeamentos, telão e adequação de incidência de luminosidade. São mais de 80 lugares (incluindo cadeiras, poltronas, “puffs” e espaço para pessoas com deficiência física) que proporcionam um ambiente mais aconchegante e intimista.

A iniciativa tem como objetivo o fomento do cinema e do resgate de ambientes públicos de socialização, além de promover o contato das comunidades com obras cinematográficas disponíveis em grandes centros urbanos. Em Botucatu, o Cine Janelas já inaugurou com exibições de filmes e curtas metragens dentro da programação da Virada Cultural Paulista.