Projeto “Além dos Muros” atende mais de 500 pessoas

Alunos do Projeto de Extensão “Além dos Muros”, da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), participaram de uma atividade destinada à comunidade de Rubião Júnior. A iniciativa foi desenvolvida na Escola João Queiroz Marques e contou com apoio das equipes da “Escola da Família”, “Médicos da Alegria”, do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e Secretaria Municipal de Saúde. 

Durante o dia, os profissionais da saúde passaram informações sobre drogas e doenças sexualmente transmissíveis (DST'S), aconselhamento nutricional, compostagem e higiene pessoal. Além disso, foram oferecidos testes de glicemia, aferição de pressão arterial e distribuição de preservativos. “Temos um grande apoio da FMB”, pontua Natanael S. Adiwardana, aluno do sexto ano do curso de Medicina e um dos coordenadores da iniciativa.

O projeto “Além dos Muros” conta com a colaboração de alunos dos diferentes cursos da Unesp, dentre eles: Medicina, Enfermagem, Biologia e Nutrição. Para viabilizar o evento do último sábado, os estudantes se basearam nas prioridades elencadas pela própria comunidade do Distrito, que se manifestou por meio de um questionário elaborado pelos integrantes do projeto de extensão da FMB. 

De acordo com as respostas do material, as três prioridades mencionadas foram: lazer, saúde e segurança. A “feira da saúde”, como pode ser classificada a atividade, recebeu mais de 500 pessoas e contou com a participação de 18 pessoas da Unesp, entre graduandos, aprimorandos e doutorandos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Biologia, Biomedicina e Física Médica.