Programa orienta alunos sobre perigos no trânsito

Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) que trabalham na Patrulha Escolar, as quartas-feiras têm uma atividade diferenciada. Trata-se de receber as crianças do 3º ano escolar da Rede Municipal de Ensino, completando o programa “Se Essa Rua Fosse Minha”,  desenvolvido numa parceria da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semutran). O programa orienta alunos de como se comportarem no trânsito como pedestres para que se tornem multiplicadores de informações levadas a seus familiares.
 
Já na escolinha de trânsito situada nas dependências do Semutran os alunos passam por uma simulação de vivência no trânsito percorrendo um circuito com bicicletas  totalmente adaptado aos pequenos, onde ainda são orientados quanto a travessia de pedestre sobre a faixa, o significado do semáforo, a importância do agente de trânsito quanto sua fiscalização, o uso do cinto de segurança e até mesmo a confecção das placas de sinalização realizadas no Semutran.

Segundo a inspetora Cintia Aparecido Ribeiro, “essa é uma forma dos alunos  transmitirem aos seus pais o conteúdo aprendido na escolinha de trânsito, ficam encantados e aproveitam para  contar experiências  por qual já passaram ou vivenciaram no trânsito, facilitando assim a nossa abordagem do tema com eles”. As visitações na escolinha ocorrem desde 2012 e se tem uma estimativa que mais de 3.000 crianças já passaram por lá desde então.
 
A escolinha de trânsito fica na Rua  Amando de Barros 2741, no Bairro do Lavapés, e as visitações são realizadas as quartas feiras com o público alvo do 3° ano escolar  mediante agendamento na Secretaria Municipal de Educação ou na própria Semutran.