Programa de Auxílio ao Estudante abre inscrições

O PAE prevê a transferência de recursos financeiros da administração pública aos universitários que viajam para estudar em instituições de ensino superior fora de Botucatu

 

A Prefeitura Municipal de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Políticas de Inclusão, publicou no Semanário Oficial desta sexta-feira (11) o edital para as inscrições do PAE – Programa de Auxílio ao Estudante referente ao exercício de 2016. As inscrições estarão abertas no período de 14 a 30 de dezembro de 2015. O PAE prevê a transferência de recursos financeiros da administração pública aos universitários que viajam para estudar em instituições de ensino superior fora de Botucatu.

As inscrições deverão ser realizadas, primeiramente, por meio do preenchimento do formulário socioeconômico on-line, que será disponibilizado na página Oficial da Prefeitura de Botucatu através do endereço eletrônico www.botucatu.sp.gov.br. Após concluído o processo de inscrição, o estudante passará por análise de documentação, avaliação socioeconômica e posterior classificação, que será realizada por uma comissão formada por representantes das secretarias de Políticas de Inclusão, Negócios Jurídicos, Educação e Assistência Social. 

Entre os critérios principais para se concorrer ao auxílio, o estudante deverá comprovar que: reside e domicilia em Botucatu há mais de um ano; está em seu primeiro curso de graduação; e possui uma renda familiar bruta mensal de, no máximo, R$2.715,00, correspondente a três salários mínimos do valor vigente no Estado de São Paulo, que hoje é fixado em R$ 905,00. 

Uma das novidades do novo edital do PAE é que estudantes, que estão em processo de vestibular para ingressar em algum curso de graduação já no primeiro semestre de 2016, também poderão pleitear o benefício ao transporte. Basta que ele apresente a inscrição para o vestibular ou comprovante de matrícula do curso, caso já possua. Vale lembrar que a lei 5.723/2015  de criação do PAE, prevê que 10% das vagas ainda sejam reservadas às pessoas com deficiência que atendam os critérios mencionados e comprovem a deficiência através de laudo médico.

Outro detalhe importante é que os 235 estudantes, beneficiados na primeira etapa do programa, lançado neste segundo semestre de 2015, deverão se inscrever e passar por todo o processo de seleção novamente caso queiram continuar a receber o auxílio financeiro do poder público municipal no ano de 2016.

Na noite desta quinta-feira (10), na Casa da Juventude, a Secretaria Municipal de Políticas de Inclusão promoveu uma reunião aberta a estudantes interessados em conhecer detalhes deste novo edital onde foi  recomendado atenção dos estudantes no processo de inscrição. O candidato terá as próximas duas semanas para se inscrever e todas as informações estarão disponíveis no site da Prefeitura.

Em 2015 o PAE atendeu a uma antiga reivindicação da classe estudantil e agora começa a se estabelecer.  "Esperamos, assim como demonstrado em 2015, que esta ação continue contribuindo com a permanência e favorecendo o acesso de tantos botucatuenses ao ensino superior. Este é o objetivo do programa”, enfatiza o secretário municipal de Politicas de Inclusão, Paulo Malagutte (foto no detalhe).