Profissionais podem atuar no “Cultura e Arte por Toda Parte”

A Secretaria Municipal de Cultura, já iniciou a seleção e contratação de profissionais capacitados nos campos das artes para o programa “Cultura e Arte por Toda Parte”. O projeto, além de difundir a cultura para a população de forma gratuita, visa oferecer oportunidade ? s pessoas que trabalham na área por meio da abertura de oficinas de música, cinema, capoeira, artesanato, teatro, artes plásticas, trabalhos manuais, break, karatê e outras expressões culturais.

Os interessados em ministrar as atividades devem possuir o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Física) de Empreendedor Individual (EI) ou cadastro na Prefeitura de Botucatu. É necessário que os mesmos compareçam na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Avenida Dom Lúcio, nº 755, Centro, e procurem por Mauro Moreira, agente de Cultura, para apresentar seus projetos de aulas com carga horária máxima de 36 horas.

Segundo o agente cultural, o número esperado de profissionais contratados é de aproximadamente 20. “Assim que os oficineiros forem credenciados e estiverem prontos para dar início ? s atividades, será emitido um comunicado ? população avisando quando e em quais bairros as mesmas irão funcionar. As oficinas serão abertas aos públicos de todas as idades, oferecendo uma média de 20 a 30 vagas cada”, explica Mauro. A previsão é de que elas comecem a funcionar após o carnaval.

O programa, criado pela Secretaria Municipal de Cultura, pretende difundir o projeto “Oficinas Culturais”, que em 2011 chegou a beneficiar 300 pessoas por meio de nove oficinas divididas entre o distrito de Rubião Jr. e os bairros Santa Elisa, 24 de maio e César Neto. Segundo Mauro Moreira, o objetivo é propagar a arte entre os cidadãos de forma gratuita. “A Prefeitura de Botucatu quer fazer valer o direito da população de ter acesso ? cultura”, explica.

Moreira lembra que após o período de férias, as oficinas de circo e break, existentes desde 2011, voltaram a funcionar na última segunda (6) em Rubião Júnior. As atividades são mantidas durante todo o ano pela Prefeitura de Botucatu. “Também já foi aprovada a oficina de Introdução ? Matéria Jornalística com ênfase em vídeo e edição impressa. A mesma será ministrada pelo jornalista Edenilson Dezidério no distrito de Rubião Júnior, devendo iniciar suas atividades após o carnaval.