Professores participam de capacitação em tecnologia

Cerca de 40 educadores da Rede Municipal de Ensino de Botucatu, entre gestores e professores de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, iniciaram um curso de capacitação para uso de tabletes com software educativos. Esta é mais uma ação que compõe o programa de governo “Mundo Digital”. 

A capacitação, que terá a participação de cerca de 130 educadores divididos em quatro turmas, será realizada nas escolas João Maria de Araújo Junior e Jonas Alves de Araújo, com carga horária de 40 horas.

Segundo a secretária de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira,  o principal objetivo do programa “Mundo Digital” é buscar a diminuição  da exclusão digital.  “Hoje nossos olhares estão para os professores. Equiparemos as escolas com novos equipamentos tecnológicos  e internet para fortalecê-los no processo ensino e aprendizagem”, comenta. 

Ainda de acordo com ela, o envolvimento do professor nesta  capacitação é imprescindível para que toda essa estrutura e investimento que serão realizados alcancem seu objetivo, ou seja, o aprendizado do aluno.  “Os recursos tecnológicos tem um potencial promissor no aprendizado e na aquisição do conhecimento. Assim, faz-se necessário que os professores se disponham a buscar um conhecimento pessoal que se estenda à sua prática”, enfatiza. 

 

Investimento

Há cerca de três anos a Secretária Municipal de Educação tem investido em tecnologia e na capacitação de seus educadores, através da aquisição de novos equipamentos e cursos de aprimoramento, tanto presencial com o em EAD (Ensino a Distancia).

No ano de 2013, 44 escolas da rede, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental passaram a contar com mais um equipamento: a instalação de projetores interativos, que possibilitam a integração de várias tecnologias em um único sistema. O projetor oferece acesso à internet, som integrado, acesso à mídias de imagem em pen drives ou smartphones, tudo sem a necessidade de utilização de um computador.

Segundo Alessandra, a aquisição desse equipamento foi um recurso a mais para qualificação dos alunos. “Ele possibilita que o conteúdo dos livros de aprendizado dos alunos possa ser projetado  para a sala de aula, permitindo o uso de recursos interativos, vídeos e filmes, melhorando a compreensão dos temas tratados durante as aulas”, argumenta.

Também no ano de 2013 foi realizado a capacitação em EAD, com o objetivo de  atender à necessidade da formação continuada exigida pelo Governo Federal visando a capacitação dos professores, assim como a melhoria na qualidade da educação como consequência.

 ”Através do  núcleo de Tecnologia de Informação instalamos a plataforma moodle em nossos servidores da Secretaria Municipal de Educação e implantamos o ensino a distância, buscando a maneira mais confortável, prática e conveniente para capacitar os profissionais de nossa rede”, explica Alessandra. 

 “Após a formação da primeira turma em EAD, todos os gestores estão capacitados para montar treinamentos e aulas de conteúdos diversos. Cada um dentro de sua área: Infantil,  Fundamental 1, Fundamental 2,  EJA e Ensino Especial”, complementa. 

Dentro das ações do programa Mundo Digital, o ano de 2014 marca a entrega de 76 notebooks, destinados às gestoras das escolas da rede municipal de ensino e setores da educação. Os notebooks foram adquiridos pela Prefeitura de Botucatu com recursos oriundos de emenda parlamentar do PAR (Plano de Ação Articulada) do governo federal.

“Com os novos notebooks, todas as escolas, do Ensino Fundamental, Infantil e Especial, passaram a contar com o equipamento para trabalhar com os alunos junto às salas de informática e também com os projetores interativos adquiridos; da mesma forma, as coordenadorias pedagógicas e setores como transporte, merenda escolar e administrativo da secretaria municipal de educação, receberam este equipamento como um reforço nas suas atividades diárias”, conclui Alessandra.