Professora do IB publica capítulo em livro ambientalista

A professora Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis (foto), do Departamento de Educação do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, em coautoria com a professora Hedy Silva Ramos de Vasconcellos, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), publicou capítulo na obra “Paradigmas metodológicos em educação ambiental” (Editora Vozes), organizada por Alexandre de Gusmão Pedrini e Carlos Hioo Sato.

O texto escrito pela docente do IB e pela pesquisadora da PUC/RJ intitulado “A metodologia da pesquisa-ação em educação ambiental: reflexões teóricas e relatos de experiências” é composto por duas partes. As pesquisadoras destacam que o foco é a discussão da metodologia da pesquisa-ação em uma perspectiva crítica da educação ambiental.  

Inicialmente, elas relatam que, embora haja várias pesquisas em educação ambiental, um número significativo dessas investigações carecem de rigor teórico e metodológico. As pesquisadoras demonstram preocupação na realização de estudos que consigam integrar relevância cientifica e social.

Na primeira parte, elas expõem ideias centrais de alguns teóricos sobre pesquisa-ação, abordam as origens dessa metodologia e, inclusive, apresentam um fluxograma com as etapas desse método.

Outro tópico do capítulo contempla relatos de experiências. Para tal, é exposto trabalho que teve a participação da professora Hedy e consistiu na criação da Ação Comunitária de Acari para a Educação e a Saúde e teria resultado em transformação social e ambiental.

Também é mencionada experiência da pesquisadora do IB na orientação de trabalhos de conclusão de curso, em pós-graduação lato sensu e no Programa Pós-Graduação em Educação para a Ciência, do câmpus de Bauru da Unesp, os quais foram agrupados no projeto “Formação de educadores ambientais: uma proposta de pesquisa-ação-participativa".

O lançamento da obra será na próxima quinta-feira, 6 de novembro, às 19 horas, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mais informações sobre o livro e como adquirir estão disponíveis no site da Editora Vozes (www.universovozes.com.br).