Professor do IB é capacitado pela Unesco sobre bioética

O professor Valdir Gonzalez Paixão Júnior, do Departamento de Educação do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, participou, no período de 8 a 11 de abril, de “Curso de capacitação intensiva para docentes em Bioética”, realizado na Universidade Católica de Córdoba, na Argentina.

O evento, promovido pelo Programa Regional de Bioética e Ética da Ciência da Unesco (escritório regional de Montevidéu), teve como objetivo reunir docentes de cursos de graduação e pós-graduação que atuam na área de Bioética, apresentar e discutir metodologias relacionadas ao ensino desse campo.

Para realizar o curso, foram selecionados 44 representantes de 11 países e as atividades tiveram como foco a bioética e os direitos humanos. Na oportunidade, o docente do IB, que atualmente é pós-doutorando em bioética, realizou exposição sobre como trabalhar o tema abordado na capacitação e apresentou dois projetos de extensão universitária coordenados por ele.

Um deles visa a formação sobre bioética de professores do ensino médio de escolas públicas que lecionam disciplinas de Filosofia e Sociologia. As ações ocorrem por meio de reuniões mensais que incluem discussões de assuntos da área e possíveis metodologias, além de avaliação das atividades desenvolvidas.

Outra exposição realizada por Paixão Júnior em Córdoba foi referente a projeto que contempla cinema, bioética e direitos humanos. Nesse caso, o público-alvo são integrantes de grêmios estudantis e professores de Filosofia, Sociologia, Artes e Língua Portuguesa. Segundo o professor do IB, os conteúdos consideram a Declaração Universal de Direitos Humanos e a Declaração Internacional de Bioética e Direitos Humanos.

Ainda na Argentina, o docente do IB participou de reunião na Escola de Nutrição da Universidade Nacional de Córdoba e no Centro de Bioética da Universidade Católica de Córdoba. Nesses encontros, ele representou a Rede de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) da Unasul com o intuito de estabelecer convênios.