Professor de universidade da Inglaterra visita o IB

O professor Dylan Jones, da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, desenvolverá, até o dia 22 de agosto, atividades no Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu. Pesquisador integra o projeto “Otimização multiobjetivo aplicada aos processos de aproveitamento da biomassa da cana-de-acúçar para geração de energia”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e realizado em parceria com Helenice Oliveira Florentino Silva e Daniela Renata Cantane, que são docentes do Departamento de Bioestatística do IB.

A professora Daniela destaca a importância da interatividade no avanço de estudos realizados em conjunto. Segundo ela, a experiência de Dylan contribui com técnicas para modelagem em problemas desenvolvidos pelo Departamento de Bioestatística do IB como, por exemplo, de processos de biossistemas.

“O Brasil é um país com grandes especialistas na área de pesquisa operacional e muitos campos emergentes de aplicação, tal como planejamento da agricultura, planejamento na área da saúde e energia renovável, onde métodos de pesquisa operacional podem ser aplicados, incluindo os desenvolvidos na Universidade de Portsmouth”, comenta o pesquisador da Inglaterra.

Jones também ressalta os resultados da parceria entre as universidades na busca de maior eficiência de recursos renováveis. “Especialistas da Universidade de Portsmouth e do Instituto de Biociências estão atualmente trabalhando juntos em problemas relacionados à otimização de processos na cana-de-açúcar e melhorando a eficiência dos recursos de energia renovável do Brasil e do Reino Unido", explica o professor da Universidade de Portsmouth.

Esta é a segunda vez que Jones visita o IB. Em 2013, ele proferiu palestra durante o Congresso de Matemática Aplicada e Computacional. Dando continuidade ao trabalho realizado em parceria, a partir da segunda quinzena deste mês, a professora Helenice Florentino Silva iniciará intercâmbio de um ano na Universidade de Portsmouth.

 

Da Assessoria