Professor da Unesp tem trabalho em evento nos EUA

O médico gastroenterologista e professor do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), Rogério Saad Hossne, teve um trabalho de sua autoria selecionado entre os 20 melhores pôsteres apresentados no evento Digestive Disease Week, realizado de 2 a 6 de maio deste ano, em Chicago (EUA). O trabalho ficou entre os dois melhores da categoria “Desordens Intestinais”, no evento que é considerado o maior e mais prestigiado encontro do mundo para o profissional da Gastroenterologia.

Trata-se de um estudo multicêntrico internacional (Brasil, Japão e Itália) no qual foram estudados pacientes portadores de doença de Crohn (um tipo de doença inflamatória intestinal) que haviam sido submetidos ao tratamento cirúrgico. O objetivo principal foi avaliar quais os principais fatores relacionados à recorrência da doença, tais como medicações utilizadas no tratamento, forma de apresentação da doença, entre outros. “É um dos poucos trabalhos na literatura internacional que estudou tais características de forma multicêntrica, envolvendo diferentes países”, afirma Saad.

O Digestive Disease Week é realizado anualmente e atrai aproximadamente 17 mil médicos, pesquisadores e acadêmicos de todo o mundo que desejam manter- se atualizados na área da gastroenterologia. “É uma das melhores oportunidades para aprender e discutir sobre os últimos avanços em gastroenterologia, hepatologia, endoscopia e cirurgia gastrointestinal, prevenção, diagnóstico e tratamento de distúrbios digestivos, além de entrar em contato com os últimos avanços tecnológicos”, acrescenta o especialista da FMB/Unesp.

Neste ano, o evento contou com cerca de 20 mil inscritos, além de 3.300 trabalhos (orais e pôsteres). O programa é composto por fóruns, aulas, simpósios satélites, conferências e palestras, além de contar com a apresentação de trabalhos científicos de pesquisadores de todo o mundo.

 

Rogério Saad

Médico formado pela Universidade Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) realizou Mestrado e Doutorado em Bases Gerais da Cirurgia e Cirurgia Experimental FMB/Unesp. Atualmente, é professor adjunto do Departamento da FMB/Unesp e atual 2º Secretário do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo de São Paulo. Titulo de especialista em Coloproctologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB). Tem experiência na área de Cirurgia Gastroenterologia, atuando principalmente nos temas: Doença Inflamatória Intestinal, câncer colorretal e patologias orificiais.