Pró Cine doa produtora de vídeos ? Prefeitura

Botucatu recebeu a oficina de Produção Audiovisual do projeto Pró Cine SP, do Governo do Estado de São Paulo. As atividades foram realizadas na Secretaria Municipal de Cultura e reuniram cerca de 30 participantes, de forma gratuita. Durante as aulas foram apresentados fundamentos básicos sobre roteirização, operação de câmera, e edição de som e imagem, com o objetivo de estimular a produção independente de vídeos. O projeto também ofereceu capacitação para três profissionais da Prefeitura de Botucatu, os quais deverão atuar como multiplicadores, ministrando a mesma oficina futuramente.

Para realização das atividades foi disponibilizada, em caráter permanente (através do termo de doação), uma produtora experimental de vídeos. Ela é composta por uma cabine de edição construída numa estrutura de aço revestida por placas isotérmicas produzidas com embalagens recicladas e madeira.

A produtora é equipada com duas filmadoras; tripé; microfone externo e interno; ilha de edição completa; projetor multimídia; aparelho de reprodução de DVD/Blue-Ray com 120 filmes/DVDs; 30 livros sobre produção e análise fílmica; tela elétrica translúcida de 137 polegadas; e duas caixas de som. A mesma permanecerá instalada na Secretaria Municipal de Cultura.

Para conclusão da oficina, os alunos se dividiram em três grupos que produziram um curta-metragem cada. Ao final, todos receberam um certificado de participação. O secretário municipal de Cultura, Osni Ribeiro, a importância do projeto, além da capacitação oferecida, remete ao novo equipamento da Prefeitura, que possibilitará a dinamização das oficinas culturais já promovidas pelo Poder Público em Botucatu, concentrando as ações no mesmo lugar.

“A ideia é trazermos as oficinas de produção audiovisual realizadas nos bairros, por meio do programa Cultura e Arte Por Toda Parte, para utilizarem a produtora instalada aqui na Secretaria Municipal de Cultura. Poderemos, também, dar apoio ? s entidades e organizações que trabalham com vídeos, além de utilizar o equipamento para registrar ações e eventos da secretaria”, explica.