Prefeitura lança Programa Meu Bairro Melhor na Cecap

Na manhã deste domingo, autoridades municipais, entre elas o prefeito João Cury Neto,  e comunidade  participaram do lançamento Programa Meu Bairro Melhor no Conjunto Residencial Frei Fidelis, mais conhecido como Cecap, que visa realizar um conjunto de ações a serem executadas pelo poder público, com objetivo de combater uma série de situações que têm impactado de forma negativa o desempenho de alunos da EMEF  “Américo Virgínio dos Santos”, além de contribuir com a melhoria das condições de vida do local.

As atividades aconteceram ao lado da pista de skate, na confluência das ruas Nicola Zaponi e Joaquim Lira Brandão.  Programação incluiu apresentações artísticas de alunos do Programa Segundo Tempo, do Projeto Atitude, que desenvolve ações na sócio-culturais e esportivas na Cecap.

A Corporação Musical Damião Pinheiro Machado esteve animando os presentes e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo promoveu um campeonato de skate na pista recém-reformada. Também houve distribuição de pipoca e algodão doce para a garotada e brinquedos infláveis.

As autoridades envolvidas com o projeto anunciarão uma série de ações que serão desenvolvidas no bairro, com foco no combate à prostituição e tráfico de drogas, degradação urbanística, desemprego, vandalismo, evasão escolar, melhoria da infra-estrutura e no rendimento dos alunos.

O programa Meu Bairro Melhor é uma iniciativa da Prefeitura de Botucatu, com apoio da Câmara Municipal, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, CMDCA, Fundo Social de Solidariedade, Sabesp, Unimed, CRAMI, Caio Induscar e dos veículos de imprensa do município. 

 

Programa

O Conjunto Habitacional Frei Fidélis – Cecap, ao longo de décadas, passou por um processo de degradação decorrente de uma série de problemas que acabaram por extrapolar os limites da convivência social sadia e do respeito ao próximo.  

Situações vivenciadas no bairro como exploração da prostituição,  consumo e tráfico de drogas, violência doméstica,  alta taxa de desemprego e a baixa escolaridade passaram a impactar negativamente no rendimento escolar dos alunos da EMEF “Américo Virgínio dos Santos”, unidade escolar que atende a região.

Em avaliações como o Saresp e a Prova Brasil, o desempenho dos estudantes ficou abaixo da média do município. Diante disso, o prefeito João Cury Neto decidiu solicitar à Secretaria Municipal de Educação, pasta administrada por Alessandra Lucchesi de Oliveira, um amplo diagnóstico da situação vivenciada dentro e fora da escola que permitisse o planejamento de ações voltadas a mudar essa realidade.

O levantamento, denominado “Além dos Muros Escolares”, reuniu uma série de dados e informações bastante relevantes que indicaram a necessidade de adotar medidas que vão além da melhoria da estrutura física da escola e de conteúdo pedagógico, a fim de elevar o rendimento dos alunos da EMEF “Américo Virgínio dos Santos”.

Foi então que começou a ser desenhado o Programa Meu Bairro Melhor, um conjunto de ações multisetoriais a serem desenvolvidas pelo poder público e por vários parceiros, com objetivo de promover uma ampla revitalização no bairro, melhorando a qualidade de vida de seus moradores e contribuindo para a elevação dos índices de aprendizagem na escola.