Prefeitura abre inscrições para o “Atelier de Cultura”

A Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu abre na próxima segunda-feira (23) as inscrições para as oficinas desenvolvidas durante o ano como continuidade do Atelier de  Cultura. Este programa tem como finalidade estimular o processo criativo e proporcionar a prática em algumas linguagens das artes visuais: desenho, pintura, xilogravura, fotografia e poéticas visuais.

As aulas serão realizadas de março a novembro, com turmas de quatro meses e oito meses dependendo do atelier. Os interessados deverão ter afinidade com as áreas de expressão. O material de uso coletivo será fornecido pela Secretaria de Cultura, porém o material individual será de responsabilidade do aluno.

Os cursos são gratuitos e tem vaga limitada, portanto, poderá haver um processo de seleção caso o número de inscritos seja maior que o de vagas. O Atelier Infantil atenderá crianças de 7 a 12 anos e os demais a partir dos 12 anos.

As inscrições seguem até dia 27 de março e devem ser feitas no MAC Itajahy Martins [Praça Coronel Moura, 27 – Centro] ou por e-mail macbtu@botucatu.sp.gov.br enquanto houver vaga, com o preenchimento da ficha de inscrição e da carta de interesse. As aulas terão início no dia 30 de março.

 

Saiba mais:

 

Atelier de Aquarela

Coordenadora: Monica Stein Aguiar

A aquarela é uma técnica de pintura que se utiliza pigmentos, água e o papel como parte da composição. Para aprender a dominar os efeitos e procedimentos que são possíveis com a aquarela a oficina propõe exercícios diferentes para este aprendizado. A professora Monica é ilustradora e artista visual com especialidade em aquarela botânica.

Terça: 17 às 19h – Quarta: 9 às 11h

 

Atelier de Desenho

Coordenador: Marcelo Teixeira

Um desafio para quem gosta de desenhar e pretende aprender mais sobre as técnicas e proporções de desenho de observação e da figura humana, com ênfase no Mangá e história em quadrinhos. Marcelo Teixeira é desenhista gráfico e atua em diversas áreas da comunicação visual.

Quinta ou Sábado: 14 às 16h

 

Atelier de Fotografia

Coordenadora: Aline Grego

O atelier procura despertar no participante um novo olhar para a composição fotográfica, explorando ângulos, enquadramento e percepção da luz despertando diversas possibilidades de uso dos elementos da arte de fotografar. A fotógrafa Aline Grego trabalha profissionalmente com registros de eventos, e fotojornalismo, participa de exposições individuais e coletivas.

Terça: 15 às 17h – Sexta: 15 às 17h

 

Atelier Infantil

Coordenador: Marina Tavares

Esta oficina pretende atender o público infantil que tem interesse em aprender a desenhar, a descobrir as suas habilidades e expressar sua criatividade e emoções por meio da linguagem do desenho. Marina Tavares é formada em Artes Visuais pela Unesp, educadora e artista visual

Segunda-feira: 9 às 11h ou 14 às 16h

 

Atelier Técnicas de Desenho

Coordenador: Marcos Mendes Maciel

Para aprimorar a linguagem do desenho, esta oficina propõe exercícios de observação e técnicas com diferentes materiais como o grafite, lápis de cor e guache para a execução de desenhos realistas. Marcos Maciel é artista visual reconhecido por sua habilidade em retratar com fidelidade as imagens que pesquisa.

Sexta: 17 às 19h – Sábado: 16 às 18h

 

Atelier de Poéticas Visuais

Este atelier proporciona aos alunos um encontro com a História da Arte e diversos materiais plásticos para desenvolver a criatividade por meio de propostas e exercícios que desenvolvam projetos individuais ou coletivos.

Segunda-feira: 17 às 19h

 

Atelier de Xilogravura

Coordenadora: Elisete Alvarenga

A xilogravura é uma técnica de impressão que utiliza a madeira como matriz para produzir a impressão de imagens. A madeira é entalhada com ferramenta de corte e o relevo é entintado para a reprodução de várias impressões. A artista plástica Elisete Alvarenga participa de exposições e coletivos com seu trabalho em desenho e gravura onde tem recebido destaque pela habilidade técnica e criativa.

Quarta-feira: 17 às 21h

 

Atelier de Estamparia

Coordenadora: Sandra Lopes

A criação de imagens a partir do uso da técnica do estêncil é uma maneira de facilitar o aprendizado em pintura, principalmente, para quem tem dificuldade em criar os seus prórpios desenhos. A técnica pode ser aplicada em diferentes materiais desde a parede até o tecido e, ser multiplicada e organizada de forma que produza uma estampa em série.

Sandra Lopes trabalha com artesanato em diferentes materiais e, a partir de um curso de estêncil com Monica Nador e Renato Imbroisi, desenvolve cursos, palestras e produtos com a técnica.

Quinta-feira: 16 às 19h

 

Informações e inscrição

Secretaria de Cultura | MAC Itajahy Martins

Praça Coronel Moura, 27 (Paratodos) – Piso Superior do Teatro

Telefones: (14)3882-1489 ou 3882-0133 – macbtu@botucatu.sp.gov.br

Horário de funcionamento: 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas