Praça do Bosque sedia Virada Inclusiva com muitas atrações

Atrações culturais como shows, mostras de teatro e oficinas e esportivas. Assim está programada a segunda edição da Virada Inclusiva, a ser realizada neste sábado (03), na Praça Comendador Emílio Peduri – Bosque, em Botucatu, a partir das 9 horas. A realização é da Assessoria Especial em Acessibilidade e Inclusão Social e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

O evento constitui de uma série de shows, palestras, oficinas, apresentações, mostras teatrais, exposições, partidas, gincanas e demais manifestações de arte, cultura, esporte e lazer. As atividades acontecem durante o dia inteiro, contando com mais de 10 horas de diversão inclusiva e informação com participação plena de todos os cidadãos. Conta com a participação voluntária de pessoas e grupos do mundo artístico e esportivo, de forma a garantir a mobilização necessária dos recursos imprescindíveis ? realização do evento.

“A finalidade é a participação plena de todos, oportunizando a pessoa com deficiência interação e inclusão, com valorização de suas habilidades”, disse Irani Branco Lourenço, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. “O evento aconteceu numa conjugação de esforços, participação e apoio de entidades que trabalham com segmento, secretarias municipais e pessoas voluntárias que estão colaborando na programação; garantindo mobilização necessária dos recursos importantes”, acrescentou Irani.

As atrações ocorrem em praça pública onde existem espaços com acessibilidade física, já que em muitas delas os protagonistas serão pessoas com deficiência e também haverá recursos para facilitar o acesso ? s pessoas. O evento é realizado a nível nacional para celebrar as conquistas dos cerca de 30 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, além de mostrar que a inclusão já é uma realidade nos mais diversos segmentos da sociedade.

Além de Botucatu as ações ocorrem nas cidades de Araraquara, Barueri, Bauru, Bertioga, Birigui, Campinas, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Descalvado, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Hortolândia, Itatiba, Mauá, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Quadra, Ribeirão Preto, Santos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Sumaré, Tatuí e Taubaté.

{n}Programação no Bosque

Período da manhã{/n}

1º – Apresentação da Corporação Pinheiro Machado
2º – Coral do Caps II
3º – Apresentação de Capoeira do Projeto Sócio/Educativo/Assistencial do Jardim Aeroporto
4º – Coral da ADEFIB
5º – Apresentação da cantora Roberta Granchy

{n}Período da tarde{/n}

1º – Orquestra com Flautas do Projeto Sócio/Educativo/Assistencial do Parque Imperial
2º – Malabarismo do Projeto Sócio/Educativo/Assistencial do Parque Imperial
3º – Grupo de Dança Abayomi (APAE)
4º – Grupo de Dança do CIEEJA
5º – Apresentação de jogo de bochas – estilo Paraolimpíadas (CIEEJA)
6º – Apresentação de músicas com Pedrinho de Ouro
7º – Apresentação da cantora de Botucatu Sumaya Carvalho