Posto turístico completa seis meses de atendimento

O Posto de Informações Turísticas (PIT) de Botucatu completou nesse mês de outubro seis meses de atendimentos. Ele está localizado na Avenida Professor José Pedretti Netto, nº 161, Vila Nogueira, uma das entradas da Cidade e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 ? s 19 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 12 ? s 17 horas.

O PIT tem como objetivo atender turistas e a sociedade botucatuense por meio da prestação de informações gerais sobre o Município, como hotéis, eventos, bares e restaurantes, instituições presentes na Cidade, passeios turísticos, comércio e serviços, entre outros. No local também são disponibilizados mapas, folders e demais materiais informativos da Cidade.

Segundo a supervisora de eventos e atividades turísticas, Tereza Vasques, nestes seis meses o PIT já recebeu visitantes de diversas cidades do interior paulista, estrangeiros e a população local, que vem a procura das mais diversas informações.

“Nosso objetivo é divulgar o turismo de Botucatu, bem como fazer um trabalho receptivo de qualidade e atender todas as necessidades das pessoas que visitam nossa cidade. Além de promover o que há de melhor como destino turístico”, explica.

Ainda de acordo com a supervisora, é traçado um perfil dos turistas que passam pelo PIT. “Por meio de um mapeamento realizado pela equipe do PIT foi constatado que os turistas que mais procuram Botucatu são em busca de turismo empresarial, negócios e cientifico. Além de saúde e intercâmbios culturais”, informa.

{n}Sobre o PIT {/n}

Inaugurado em abril deste ano, o primeiro Posto de Informações Turísticas (PIT) do Município é uma parceira da Prefeitura de Botucatu com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Pacaembu Construtora.

A novidade fica por conta de o equipamento ter sido construído com foco na sustentabilidade. Os raios de sol, por exemplo, são absorvidos por placas fotovoltaicas para a geração de energia elétrica.

A luz natural do sol também é mais bem reaproveitada por meio de um sistema refletor conhecido como solatube, que conduz e direciona através de prismas os raios solares para a iluminação adequada do ambiente. O prédio ainda possui telhas e tijolos ecológicos, tanque séptico para coleta e tratamento dos esgotos, além de ter sido erguido com um sistema especial para a captação e reuso de água de chuva. Com 60 metros quadrados, o PIT conta com espaço para recepção, dois banheiros, uma copa e um abrigo para veículo.