Patrulha da Paz concluiu mais um ano de atividades

 

Em 2015, a iniciativa atingiu 850 alunos da quinta série do Ensino Fundamental, mas no total  acumulado desde 2010 já contabiliza mais de 6 mil crianças, que são verdadeiras multiplicadoras de cidadania dentro e fora das escolas

 

A Guarda Civil Municipal (GCM), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos de Botucatu, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, concluiu na manhã desta terça-feira (17) mais um ano de atividades do Patrulha da Paz. A formatura do programa aconteceu no auditório do colégio La Salle completamente lotado e contou com a presença de autoridades públicas, professores, pais e alunos envolvidos. 

Em 2015, a iniciativa atingiu 850 alunos da quinta série do Ensino Fundamental. No acumulado desde 2010, quando ainda era um embrião trabalhado na Emef Professor José Antonio Sartori (Jd. Eldorado), o Patrulha da Paz já contabiliza mais de 6 mil crianças, que são verdadeiras multiplicadoras de cidadania, dentro e fora das escolas.

Aliás, o programa aumentou sua abrangência. Além da escola Sartori, o Patrulha da Paz agora é desenvolvido em outras 11 escolas: Prof. Raymundo Cintra (Vitoriana), Prof. Francisco Guedelha (Marajoara), Raul Torres (Anhumas), Dr. João Maria de Araújo Júnior (Vila São Lúcio), Prof. Luiz Tácito Virgilio do Santos (Jd. Flamboyant), Profª Elda Moscogliato (antiga CESP), Angelino de Oliveira (Vila Antártica), Prof. Paulo Guimarães (Jd. Brasil), Obra Social Madre Marina Videmari (Vila Real), Profª Leonor Bicudo Vizenzzotto (Jd. Cambuí) e Dr. Cardoso de Almeida (Centro).

O Patrulha da Paz promove encontros quinzenais. Todo início do ano são distribuídas cartilhas que auxiliam o aprendizado teórico e em paralelo são promovidas aulas práticas que contam com a parceria de órgãos públicos como o Poupatempo, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) através da Escolinha de Trânsito. Os estudantes ainda são avaliados em outros quesitos como cuidados com a apostila, comportamento e quantidade de faltas. Tudo isso é somado e levado em conta ao final de cada ano para a premiação dos alunos mais envolvidos com o programa, que também homenageia professores e escolas.

Segundo Cintia Ribeiro, inspetora da GCM, e Robson Nóbrega, agente da Patrulha Escolar, o Patrulha da Paz tem apresentado avanços consideráveis ao longo dos últimos anos. “Os pais abraçaram o programa e estão mais participativos e as brigas entre alunos diminuíram notoriamente”, relata Nóbrega. “Os patrulheiros ganham coletes e ajudam o inspetor a cuidar dos alunos menores. Inclusive, muitos não veem a hora de chegar ao quinto ano para participar do programa”, complementa Cintia.

Na visão da secretária municipal de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira, o programa tem ajudado a construir um verdadeiro “Exército do Bem” e, consequentemente, uma sociedade melhor para o futuro. “Dentro do Patrulha todas essas crianças assimilam a responsabilidade que elas têm no trânsito, no meio ambiente, entre outras áreas que formam o bom cidadão”, diz.

O secretário municipal de Segurança e Direitos Humanos, Dr. Adjair de Campos, elogiou o empenho não apenas da GCM, mas também o trabalho transversal que é realizado com as demais secretarias do Poder Público e parceiros do programa, especialmente os professores e pais. “É um modelo que começou pequeno mas que alcançou uma abrangência junto à comunidade, que era nosso intuito. Tenho certeza que o Patrulha da Paz pode chegar ainda mais longe”, comenta.

Já o prefeito de Botucatu João Cury Neto não poupou elogios ao programa, o qual define como uma iniciativa transformadora que contamina a todos que se valem dela. “O mercado e a sociedade não querem apenas uma pessoa boa em Português e Matemática, mas sim um cidadão de bem. Se a gente souber trabalhar a criança, não vamos castigar o adulto”, enfatiza.

 

Premiação do Patrulha da Paz 2015

 

Premiação de alunos por escola 

ESCOLA ANGELINO DE OLIVEIRA: ISADORA FRANZINE DA SILVA [5º ANO D]

ESCOLA PROFª ELDA MOSCOGLIATO: ANA CAROLINA NOGUEIRA BARBOSA [5º ANO B] 

ESCOLA FRANCISCO GUEDELHA:SARA LETÍCIA GOMES DA SILVA SOUZA [5° ANO B]

ESCOLA PROFº JOÃO MARIA DE ARAÚJO JR:KALLEB EMANUEL GREGÓRIO RICCI [5° ANO A]

ESCOLA PROFº JOSÉ ANTÔNIO SARTORI:JÚLIA INOCÊNCIO PANIGUEL [5° ANO C]

ESCOLA LUIZ TÁCITO VIRGÍNIO DOS SANTOS:JULIA GOMES BARBOSA [5° ANO C]

OBRA MADRE MARINA VIDEMARI: MATHEUS SEVERO DOS SANTOS E MICHELLE FRANCIELE MARQUES DE ANDRADE [5º ANO B]

ESCOLA PAULO GUIMARÃES:KAUAN HENRIQUE LEITE [5º ANO B]

ESCOLA RAUL TORRES:THAUANA APARECIDA DE MIRANDA [5° ANO A]

ESCOLA RAYMUNDO CINTRA: LAVÍNIA CANTELI DE SENA [5° ANO B]

ESCOLA LEONOR BICUDO VIZENZZOTTO: SARA VITÓRIA DOS SANTOS RODRIGUES [5° ANO A]

ESCOLA CARDOSO DE ALMEIDA: CLÁUDIO ALMEIDA DA SILVA [5° ANO C]

 

 

Alunos com 100% de aproveitamento

DOUGLAS HENRIQUE FERNANDES PERUZI (5ºB) – OBRA MADRE MARINA VIDEMARI,

MARIA ALICE LACERDA (5ºD) E NICOLY DA SILVA FOGAÇA (5ºA) – ESCOLA ANGELINO DE OLIVEIRA,

KAIKY SERRA DA SILVA (5ºA) E GABRIEL FELISBERTO DE NAZARÉ (5ºA) – ESCOLA JOÃO MARIA DE ARAÚJO JR

 

Professoras com melhor média

1º LUGAR: ELZA [5º ANO C] – ESCOLA JOSÉ ANTONIO SARTORI

2º LUGAR: DANIELE [5º ANO D] – ESCOLA ANGELINO DE OLIVEIRA

3º LUGAR: ALECSANDRA [5º ANO A] – ESCOLA JOÃO MARIA DE ARAÚJO JR

4º LUGAR: ROSANA [5º ANO B] – OBRA MADRE MARINA VIDEMARI

5º LUGAR: CÉLIA [5º ANO A] – OBRA MADRE MARINA VIDEMARI

 

Escola Destaque do Ano

OBRA MADRE MARINA VIDEMARI