Obras da Pinacoteca podem ser iniciadas em 45 dias

Fotos: Luiz Fernando

Acompanhada pelo secretário municipal da Cultura, Osni Ribeiro, do vice-prefeito Antônio Luiz Caldas Júnior e de vários vereadores, a equipe de técnicos da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo esteve visitando o prédio do antigo Fórum de Botucatu, na Praça Rui Barbosa fazendo a última vistoria para que sejam iniciadas as reformas do prédio que irá abrigar a Pinacoteca. A previsão é que os trabalhos sejam iniciados em 45 dias.

Os técnicos puderam conhecer o projeto executivo que detalha todos os aspectos da obra, para que a empresa vencedora do processo licitatório possa dar início aos trabalhos da reforma. Estimativas projetam a entrega do prédio para maio de 2014. O convênio para transformar o prédio do antigo Fórum em Pinacoteca, a primeira no interior do Estado, foi assinado em dezembro do ano passado em visita do governador Geraldo Alckmin.

Ao projeto da Pinacoteca o governador do Estado liberou uma verba de quase R$ 11 milhões para que as reformas necessárias sejam feitas, mantendo o padrão arquitetônico criado por Ramos de Azevedo. O convênio entre Município e Estado para que a obra possa ser licitada foi assinado em um palanque montado em frente ao prédio em dezembro do ano passado.

No projeto consta, entre outras coisas, um auditório para 50 pessoas, salão do Museu de Arte Contemporânea (MAC), biblioteca, salas de oficinas, salas educativas diversas, sala de restauro e adaptação ? acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

{n}Pinacoteca{/n}

Pinacoteca é um museu que contém um acervo de quadros de pintores nacionais e internacionais, mas geralmente o acervo permanente é focado na arte nacional ou característica artística da região. Costuma também abrigar exposições temporárias, e as vezes a obra de artistas de renome internacional.

É comum também sediar exposições de artistas internacionais e por esse motivos se distingue como uma das principais instituições artísticas do Brasil. A pinacoteca não apenas expõe artistas nacionais e internacionais, como também atrai turistas para apreciação dos quadros

O foco principal de todo trabalho desenvolvido pela Pinacoteca é aprimorar a qualidade da experiência do público com as artes visuais por meio do estudo, salvaguarda e comunicação de seus acervos, edifícios e memórias; da consolidação e ampliação desses acervos; e do estímulo ? produção artística.