Obras da creche do Jardim Monte Mor são retomadas

Depois de ser paralisada em duas oportunidades por conta de dificuldades financeiras enfrentadas pelas empresas contratadas, a construção da creche do Jardim Monte Mor foi retomada. Os trabalhos foram reiniciados há cerca de 10 dias pela empresa Pacheco São Manuel Construções Ltda. – ME, vencedora da nova licitação feita pela Prefeitura.

Para conclusão da obra, o Ministério da Educação fará o repasse de R$ 896.561,13 através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Infantil (Proinfancia). Até o momento, cerca de 70% da construção foram executados. Cerca de 20 operários já atuam no local e a expectativa é que nos próximos dias, com o avanço dos trabalhos, a equipe seja reforçada.

Nesses primeiros dias de trabalho foi priorizada a limpeza do local e alguns serviços ligados à rede de esgoto e a parte elétrica. A nova empresa terá prazo de 120 dias para conclusão da obra. Com a nova licitação, a expectativa é que finalmente seja possível concluir os serviços e entregar o prédio à comunidade.

A construção da creche é um antigo sonho da comunidade do Jardim Monte Mor e faz parte do vigoroso plano de expansão de vagas que a administração municipal tem colocado em prática nos últimos anos.  A obra foi viabilizada por meio de um convênio entre a Prefeitura de Botucatu e o Governo Federal através do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), do Ministério da Educação.

A nova unidade terá capacidade de atendimento a 120 crianças, de zero a seis anos de idade, em período integral ou até 240 crianças, se distribuídas em turnos matutino e vespertino. A unidade contará com amplas salas de aula, fraldário, lactário, biblioteca, sala de leitura, laboratório de informática, rouparia, lavanderia, cozinha, refeitório, secretaria, diretoria, almoxarifado, sala dos professores, sanitários, pátio coberto e playground.

Sem esconder que a paralisação dos serviços trouxe dissabores ao governo, o prefeito João Cury demonstra otimismo em relação à conclusão da obra e os benefícios que trará aos moradores do Monte Mor. “A gente sabe o quanto a população do Monte Mor espera por essa creche. Essa é uma obra desejada há mais de dez anos. Tivemos uma infelicidade enorme, um grande dissabor com as empresas que ganharam a licitação e alegaram dificuldades financeiras que impediram a conclusão dos serviços. Isso causou um desgaste enorme com a população”.

Apesar desses problemas, o prefeito faz questão de ressaltar que o Monte Mor nunca foi esquecido pela administração. “Mas o bairro foi abandonado pelos empreendedores que venderam os lotes, colocaram o dinheiro no bolso e se mandaram deixando a população com uma série de dificuldades, como falta de infraestrutura de esgoto, guias, sarjetas, pavimentação asfáltica. Agora estamos resolvendo tudo isso. Estamos, inclusive, concluindo a licitação para contratação da empresa que executará as obras de galerias em algumas ruas do bairro, preparando-as para a chegada do asfalto”, anuncia.

Cury pretende visitar a obra de construção da creche nos próximos dias para reforçar aos representantes da construtora a importância de concluir os serviços dentro do prazo estabelecido em contrato e com a qualidade necessária para garantir o melhor ambiente de trabalho aos funcionários e de aprendizado para os alunos.

“Estamos construindo uma grande creche, que será motivo de orgulho para o Monte Mor e servirá de modelo para a cidade. Teremos ali uma das maiores creches da cidade, com grande espaço para as crianças e atendimento adequado por parte dos nossos servidores. Não abandonamos esse sonho. Tivemos que abrir uma nova licitação, obedecendo rigorosamente a lei. Por isso demorou um pouco mais. Estou muito feliz porque isso estava engasgado. Nunca foi nosso desejo que essa obra enfrentasse tantas dificuldades. Estamos retomando os serviços e nosso objetivo é inaugurá-la até o final do ano. Vou pedir para empresa cuidado e carinho redobrado para entregá-la com a qualidade que a população do Monte Mor merece”, conclui o prefeito.