Encontro em Bach reúne música clássica, breaking e euritimia no Mirante da Dança neste fim de semana

encontro-com-bach-02Neste final de semana, a primeira mostra de Dança Contemporânea de Botucatu – Mirante da Dança – misturará Euritmia, Breaking e Música Clássica, com o espetáculo Encontro em Bach, do Trio Co-Move, formado pelos artistas botucatuenses, Jonas Estevão, Patrícia e Claudio Bertalot. O mesmo grupo ainda oferecerá uma Oficina Gratuita de Euritmia e Breaking, no domingo (25). Toda a programação acontece no Mirante das Artes.

O Encontro em Bach será apresentado no sábado (24), às 20h30. Trata-se de um espetáculo onde a dança Break e a Euritmia dançam esse encontro. “O encontro se dá pela observação mútua desses três elementos de arte: a música clássica, no caso o solo de celo; a dança break e a dança da euritmia. O celo foi influenciado pela dança, as danças pelo celo e as danças influenciaram-se entre si”, explica Patrícia Bertalot, bailarina e euritmista botucatuense. “A diversidade das formas de movimento que convivem no Mirante das Artes foi o que estimulou e possibilitou esse encontro. Apresentar no Mirante da Dança é um enorme prazer e privilégio. É o ambiente ideal para esse tipo de experimento”, comentou.

encontro-com-bachAo lado de Patrícia e do músico solista, Claudio Bertalot, estará o Bboy botucatuense Jonas Estevão. Bboy é o termo utilizado para designar os dançarinos de Break, estilo criado em Nova Iorque, nos anos 70. “Está sendo uma experiência única, fazer parte de um projeto com dois mestres da Euritmia e do celo, é algo que complementa muito no universo da dança breaking, pois tive de conhecer melhor sobre musica clássica para definir o sentido da musica e transformar em movimentos, vivencia que faz engrandecer a minha visão como dançarino”, diz Estevão.

A ideia, segundo Jonas, de juntar vertentes aparentemente tão distantes aconteceu após um evento sediado no Mirante das Artes, no final de 2015, com apresentações isoladas de breaking e euritmia. “Ao ver a apresentação, surgiu a vontade de experimentar o breaking com o celo dai surgiu esse primeiro contato que era para ser apenas uma musica e acabou se transformando em um espetáculo, com Patrícia Bertalot, tendo a musica clássica de Bach, como base para esse encontro, através da suíte n° 3 para violoncelo”, definiu o Bboy.

Oficina Gratuita no domingo (25)

No domingo, dia 25, a partir das 10h, acontecerá o workshop “Euritmia e Breaking”, com o Trio Co-Move. “Será uma oficina com vivências da dança da Euritmia e da dança Breaking com o celo, experimentando um pouco de cada uma dessas artes de movimento e um pouco de como foi o processo de montagem do espetáculo, resume Patrícia Bertalot.

Mirante da Dança- é a primeira mostra com diversos espetáculos a preço popular e oficinas gratuitas de dança contemporânea em Botucatu, ocorre de maio a novembro de 2016. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural (ProAC – Território das Artes) e do Mirante das Artes, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu, da loja MC Molduras e do site Notícias.Botucatu. Acesse a programação completa em www.mirantedadanca.com

Mostra Mirante da Dança

Encontro em Bach – Trio Co-Move

Sábado, 24 de setembro, às 20h30

Local: Mirante das Artes – Rua Major Matheus, 253

Ingresso R$ 10,00

Oficina Gratuita – Euritimia e Breaking

Domingo, dia 25, das 10h00 às 13h e das 14h30 às 17h30