Museu recebe presidente da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia

O Museu do Café da Fazenda Lageado recebeu a visita de Jiro Nishimura, presidente da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT). Nishimura estava acompanhado do professor Leonardo Büll, ex-diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA); Alberto Honda, diretor da Fundação; professor Carlos Otoboni, diretor da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Shunji Nishimura de Pompéia e do professor Roberto Colenci, diretor da Fatec de Botucatu.

Durante a visita, acompanhados pelo coordenador do Núcleo do Museu do Café, José Eduardo Candeias, os visitantes conheceram todo acervo e uma atenção especial dos visitantes foi dedicada ? sala que homenageia o comendador Shunji Nishimura (foto), pai de Jiro Nishimura e fundador da empresa Jacto e da FSNT. O espaço possui os primeiros equipamentos fabricados pela empresa, além de maquete e fotos da moderna máquina para colher café.

{n}Exposição argentina{/n}

Ainda sobre o Museu do Café, vale destacar que a exposição “Argentinos encontram sua literatura”, que teve início em 1º de dezembro do ano passado e abriu a temporada 2013 foi mais um sucesso de público. Encerrada dia 15, a mostra registrou 1.781 visitantes. Essa é a segunda vez que o Museu recebe trabalhos do grupo de artistas argentinos radicados em São Paulo e que se reúnem no Clube Argentino de São Paulo.

A mostra foi possível graças ao apoio de Rubén Duarte, diretor cultural do clube e a curadoria ficou a cargo de Oscar D’ Ambrósio. Já a partir do próximo dia 20 o Museu estará abrindo uma nova mostra, com trabalhos da artista Célia Nahas Garcia. “A mostra deverá permanecer até o dia 20 de fevereiro e a curadoria também está a cargo de Oscar. Os trabalhos da artista serão expostos no Museu do Café, graças ? gentileza da “Cia Arte Cultura Gallery” tendo ? frente Paco de Assis”, comentou Candeias.

{n}Revista de Sábado{/n}

No ultimo dia 9 a equipe do programa “Revista de Sábado” da TV TEM, comandada por Ricardo Fela, esteve gravando matéria na área histórica da Fazenda Lageado. O programa é uma revista eletrônica semanal, que foca a cada semana uma cidade, abordando assuntos típicos, fatos importantes ou curiosidades.

Durante a gravação o coordenador do Núcleo foi entrevistado por Fela, expondo detalhes da importância da Fazenda Lageado e seu papel como patrimônio histórico recentemente tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).

Foram feitas diversas filmagens não só do interior do Museu do Café, como também do conjunto arquitetônico histórico. A matéria deve ir para o ar no programa do próximo dia 2 de fevereiro, sendo retransmitido para as 318 cidades da área de cobertura da TV TEM.

{n}Painéis renovados{/n}

O Núcleo vai substituir os atuais painéis localizados no canteiro central da Avenida Professor Fernando Duarte Conceição, principal via do sistema viário da Fazenda Lageado. Com a renovação das parcerias com as empresas amigas, no final de 2012 os painéis serão renovados pela quarta vez.

Desde 2006 os painéis já trouxeram fotos de espaços desconhecidos de grande parte dos visitantes, fotos de equipamentos do conjunto histórico e fotos de peças do acervo do Museu do Café. Desde 2006 são mantidos 8 painéis duplos totalizando 16 espaços.