Museu do Café no programa “Tradições do Interior” da TV Unesp.

ID_23033_museu capaNo ultimo dia 24 uma equipe da TV Unesp, com a produtora Tathiana R. Saqueto, o cinegrafista Paulo Clementino, o iluminador José Roberto Alves Siqueira e o motorista Roberto Sakai estiveram gravando no Museu do Café, para o programa “Tradições do Interior”. A equipe desenvolveu seu trabalho durante todo o dia, sendo que no período da tarde acompanharam a visita de 90 alunos da Escola Estadual Professor Celso Ferreira da Silva da cidade de Avaré. As gravações no período da manhã foram com o Coordenador do Núcleo, servidor José Eduardo Candeias que abordou a rica história da Fazenda Lageado, com suas três fases, e também falando sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido junto ao Museu do Café, desde 2006. Foi objeto de atenção especial os diversos projetos conduzidos pelo Núcleo  com destaque para o projeto de doação de objetos e restauro de equipamentos.

No período da tarde a equipe colheu imagens dos alunos da “Escola Estadual Prof. Celso F. Silva” da cidade de Avaré. Foi a primeira visita realizada pela escola ao Museu do Café e a impressão foi bastante positiva. Foram também colhidos depoimentos de professores que acompanhavam o grupo. Também foram gravados depoimentos dos monitores Rodrigo e Renato a respeito do trabalho que desenvolvem junto ao Museu.  A gravação vai ao ar no próximo domingo dia 3 de julho, a partir das 11 horas. Para quem estiver em Bauru é só assistir nos canais 45UHG, 46.1 Digital e 18 na NET. Para quem estiver fora de Bauru pode assistir acessando: http://www.tv.unesp.br. Depois da primeira apresentação o programa fica disponível no site: http://www.tv.unesp.br/tradicoesdointerior. O Coordenador do Núcleo agradece a produtora Tathiana e a toda sua equipe pela atenção dedicada ao Museu e pelo excelente trabalho que desenvolvem junto a TV Unesp. Agora é ligar e conferir.

Doação

Mais uma vez o Museu do Café é procurado para receber doação, por meio do projeto “Da Minha Casa para o Nosso Museu”. Dessa vez ocorreu uma situação bastante incomum. Giuliano Norberto Cesário, conhecido como “Gil Boiadeiro” decidiu confeccionar uma miniatura de um carro de bois. A partir dessa ideia ele passou a execução, num trabalho de artesanato realmente perfeito. Além de confeccionar o carro, ele também incluiu 3 parelhas de bois, tudo em escala. O resultado ficou perfeito. A partir desse trabalho ele procurou o amigo José Sérgio de Carvalho e explicou o que havia feito. Ao apreciar o trabalho José Sérgio sugeriu a doação do objeto ao Museu do Café. Só que a história ainda não havia terminado. Como havia necessidade de alguns ajustes a pessoa a ser procurada agora seria Celso Guimarães, proprietário do “Café Tesouro”, que imediatamente comprou a ideia. Assim, estava fechado o cerco. O Celso, preocupado em oferecer um trabalho perfeito ao Museu, patrocinou a confecção de uma proteção de vidro, e de uma mesa para receber o carro de boi. Além disso, Celso confeccionou pequenas sacas de café para compor o conjunto, tudo mantida a escala original do trabalho. Agora o objeto já está exposto no Museu do Café, e chama bastante a atenção dos visitantes, pois além do tamanho e da perfeição de detalhes o objeto mostra aos visitantes um tipo de condução muito comum no interior do Brasil, fonte de inspiração de diversas histórias e músicas. O Coordenador do Núcleo agradece o Giuliano, o Sérgio, e um agradecimento especial ao Celso Guimarães do “Café Tesouro”, nosso parceiro desde 2009. São ações como essas que tornaram nosso museu referência. As pessoas que nos visitam retornam pois, sabem que sempre irão encontrar novos objetos expostos. Para conferir o carro de bois doado é só acessar o facebook oficial do Museu: Museu do Café Lageado. Vale a pena visitar.

Nossos números
Fechamos o meio do ano com 1.577 visitantes no mês de junho. Acrescentando esses números ao acumulado do ano de 2016 chegamos a marca de 10.514 visitantes. Assim, de janeiro de 2006 até junho de 2016 o Museu do Café atinge a marca de 193.017 visitantes. Dessa forma a expectativa agora é atingir exatos 200 mil visitantes.