Museu do Café divulga resumo de 2015 e informações para 2016

O Museu do Café da Fazenda Lageado de Botucatu divulgou boletim informativo com um resumo das atividades de 2015 e informações recentes de 2016. Confira o Legeado é notícia de número 170:

 

2015: Resumo das principais atividades:

Visitantes

Fechamos o ano de 2015 com 25.993 visitantes. Esses números somados aos acumulados desde 2006, quando do inicio do nosso projeto, atinge a marca expressiva de 182.503 visitantes. Se formos conferir os registros do Livro de Visitantes, iremos constatar que de um total de 12.890 visitantes que assinaram o livro, 5.610 são de Botucatu, 4.864 vieram de cidades do interior de São Paulo, da capital vieram 1.277 visitantes, de outros estados um total de 926 pessoas, e finalmente, de outros países somamos 213 visitantes.

Exposições

Durante o ano de 2015, dentro do projeto “Lageado é Arte” trouxemos para o nosso Museu 9 mostras, sendo que dessas 2 eram de fotografias e as demais de telas. A maioria das mostras foi viabilizada pela parceria entre o Museu do Café e a “Cia Arte Cultura” de São Paulo, tendo à frente Paco de Assis, além do apoio fundamental de Oscar D’ambrosio. A intenção é retomar as exposições durante o ano de 2016, sendo que já atingimos a marca de 43 mostras desde 2010.

Visitas agendadas

Durante o ano de 2015 o Museu do Café recebeu 87 Instituições para visitas monitoradas. Essas visitas são agendadas previamente e os alunos são acompanhados pelos monitores durante a visita que inclui todas as salas do Museu além do interior de alguns prédios da área histórica. Dentre as Instituições que nos visitaram temos muitas escolas de Botucatu e de diversas cidades do interior de São Paulo.

Monitores

Ainda no final do ano tivemos alteração na equipe de monitores do Museu. Da equipe de quatro monitores, dois deixaram de atuar, pois, completaram os estudos. Assim, em dezembro encerrou o contrato das monitoras Isabella e Andressa. Além disso, o monitor Renato, que era contratado pela FEPAF deixou de atuar por essa fundação. Assim, com muito esforço da Coordenadoria, e graças ao apoio decisivo do diretor, Professor João Saad, a FCA passou a manter 3 monitores, além do quarto monitor que é gentilmente cedido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo da Prefeitura Municipal de Botucatu. Assim, conseguimos, depois de um grande esforço, iniciar o ano com o mesmo número de monitores que já possuíamos sendo que além do monitor Rodrigo que foi mantido, recontratamos o monitor Renato e o monitor Lucas, todos pelo CIEE, além da monitora Stefanny cedida pela Prefeitura. Dessa forma a equipe continua atuando de forma dedicada aos nossos milhares de visitantes. Aliás, a Coordenadoria agradece a todos que se empenharam para manter esse quadro de monitores que constantemente são elogiados pelos visitantes. Mais que vestir a camisa, essa equipe carrega a camisa literalmente.

2016

Números 2016

Já começamos o ano de 2016 registrando os seguintes números. Em janeiro recebemos 1.128 visitantes, em fevereiro 1.588 visitantes, e agora em março 1.927 visitantes que somados fecha o primeiro trimestre com 4.643 visitantes. Com esses números a marca acumulada desde 2006 atinge 187.146 visitantes. Se mantidos esses números deveremos atingir a marca de 190 mil visitantes até o mês de maio.

Parceiros

Estamos renovando os contratos com nossos parceiros. Esses parceiros são aqueles que mantém os painéis no canteiro central da avenida Professor Fernando Duarte Conceição. Este ano deixaram de fazer parte do projeto os seguintes estabelecimentos: Libanesa, Adega Paratodos, Kotoburi Sushi e o Restaurante Camponesa. O Coordenador do Núcleo agradece a essas empresas pelo apoio oferecido ao projeto, algumas delas desde 2006. Entendemos as razões apresentadas e acreditamos quem no futuro essas empresas retornarão a apoiar o projeto. Por outro lado mantivemos o apoio da seguintes empresas: Primar Plaza Hotel, Mão na Roda Pizzaria, Pizza Frita Semião, Churrascaria Tabajara, Agua Doce Cachaçaria e Mc Donald’s (esses todos apoiadores do projeto desde o seu inicio em 2006) e também do: Zé do Queijo, General Restaurante e Café Tesouro. A partir deste ano dois estabelecimentos de tradicionais famílias botucatuenses vieram se integrar ao projeto. O “Amatssa Restaurante”, de propriedade do José Luiz Amat e da Ana Paula Castro, localizado na região central da cidade, e o “Sinhô Sinhá Restaurante” da família Dalaqua, localizado em Rubião Júnior. Alguns outros estabelecimentos estão sendo contatados e devem também participar do projeto que hoje é, reconhecidamente, o mais importante projeto que divulga a Cultura, preserva a História e  incentiva o Turismo da nossa região.

Mudança no visual

A área de manutenção, juntamente com a área de parques e jardins da Faculdade vem desenvolvendo um trabalho no sentido de retirar a vegetação existente em alguns paredões de pedra da área histórica da Fazenda Lageado. Esses paredões, como por exemplo, o existente no primeiro piso do terreiro, voltado para a pista, o localizado na parte dos fundos do prédio do museu e o localizado próximo ao prédio da Tulha eram cobertos por uma vegetação conhecido como “hera”. Ocorre que ao longo do tempo essa vegetação foi penetrando na estrutura dos paredões, originalmente de pedras e tijolos, causando danos às estruturas. Assim, não restou alternativa a não ser a retirada da cobertura vegetal sob pena de agravar ainda mais a situação podendo, no limite, levar a queda dos referidos paredões. Assim, os nossos visitantes já podem apreciar a originalidade dos paredões, agora livre da cobertura vegetal, mostrando toda a riqueza e beleza da estrutura com mais de cem anos.

Tripadvisor

O site www.tripadvisor.com.br reconhecido por quem procura informações para suas viagens no Brasil e no exterior, apresenta como atrativos turísticos mais procurados em Botucatu, pela ordem: O Gigante Deitado, o Bairro Demétria e o Museu do Café. Ocorre que, apesar de estar sendo indicado como “atrativo de Botucatu”, a formação rochosa conhecida como “Gigante Deitado” na verdade pertence ao vizinho município de Bofete. Dessa forma, incluindo o Bairro Demétria, o nosso Museu aparece em segundo lugar. O Museu atingiu a marca de 136 avaliações, sendo que dessas, 54 situaram o Museu como Excelente e Muito bom, 26 apontaram a atração como razoável e apenas 2 indicaram como Ruim. Assim se somarmos as classificações excelente e muito bom teremos 108 referencias. Vale a pena conferir no site.

Visitantes ilustres

No mês de março o Museu recebeu visitas ilustres. No dia 5 um grupo de formandos da 2ª turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu esteve visitando o Museu. Já no dia 8 um grupo de 20 visitantes da Itália, em intercâmbio junto ao Colégio Santa Marcelina, também puderam conferir o acervo e a história preservada no Museu. Finalmente no dia 10 um grupo de 12 alunos do curso de Agronomia de Western Illinois-USA, acompanhados por guia da empresa GM TRAVEL do Rio de Janeiro também teve a oportunidade de conhecer o rico acervo do Museu do Café. Todos os grupos foram acompanhados pelo Coordenador do Núcleo, que agradece a escolha.

Acontece Botucatu

Nosso parceiro o jornal eletrônico e também impresso “Acontece Botucatu” (www.acontecebotucatu.com.br) mudou de direção. A nova equipe tem à frente os jornalistas André Godinho (que já atuou na Rádio Clube, na Tv Tem e atualmente na rádio Criativa), Junior Quinteiro, atualmente na Rádio Criativa, mas também com larga experiência na área e Anderson França, também da Criativa e com grande experiência administrativa na área de comunicação assumiram o controle do acontece. O Coordenador do Núcleo cumprimenta a nova equipe, e deseja muito sucesso nessa importante empreitada.