Museu do Café de Botucatu ultrapassa 200 mil visitantes

museu-cafe-2No último dia 8, o Museu do Café da Fazenda Lageado recebeu seu visitante de número 200 mil. Esse número corresponde ao total de visitantes no período de janeiro de 2006 a 8 de setembro de 2016, coincidentemente no ano em que o Museu completa 10 anos sobre essa nova forma de atuação.

A visitante de número 200 mil foi Débora Franco, nascida em Botucatu, mas atualmente residindo em Tatuí. Enquanto morava em Botucatu Débora vinha com bastante frequência passear no Lageado, pois, um tio residia na fazenda. Sempre que vem à Botucatu encontra um tempo para passear na Fazenda e rever o acervo do Museu.
A visitante recebeu um exemplar do livro “Um saci passou por aqui”, de autoria do Professor botucatuense, José Carlos de Oliveira Castro, e um exemplar do livro “FCA 50 anos – Reminiscências” de autoria de Ricardo Antonio de Arruda Veiga e José Eduardo S. Candeias.

Doação

O Museu continua ampliando seu acervo graças a doações. Mary Aparecida Alves doou dois ferros de passar roupa a carvão, e uma chaleira. Os objetos já estão expostos no espaço de família, local que reúne objetos utilizados pelas famílias no dia a dia. Além dessas doações o artista plástico botucatuense Eduardo Ayres gentilmente doou um quadro de sua autoria, intitulado ”Anciano”, óleo sobre tela medindo 50 x 60 cm com moldura clara.

A obra já está exposta na Galeria do Museu juntamente com outras obras de artistas que expuseram seus trabalhos no Museu. Eduardo Ayres fez sua exposição entre agosto e setembro de 2014, intitulada “Sonho Consciente”. Essas doações são recebidas no projeto “Da Sua Casa para o Nosso Museu”. Coordenador do Núcleo agradece a Mary e ao Eduardo Ayres pelo gesto.

Totem turístico

Recentemente foi instalado próximo ao prédio do Museu do Café um totem com placas indicativas da localização dos principais atrativos turísticos de Botucatu. A sugestão partiu do Coordenador do Núcleo e teve o apoio do COMUTUR – Conselho Municipal de Turismo, e da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo. O totem confeccionado em eucalipto tratado tem placas em madeira entalhada, seguindo o padrão das outras já instaladas no município e traz a indicações dos seguintes locais: Rio Bonito/Mina, Igreja de Santo Antônio/Rubião Junior, Rampa de Vôo Livre/Base da Nuvem e Centro Histórico.

Além disso, inclui também o slogan “Botucatu Terra da Aventura”. A intenção é aproveitar o grande número de visitantes que frequentam o Museu do Café para difundir os demais atrativos turísticos de nossa cidade. O Coordenador agradece o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo e aos membros do COMUTUR.

Facebook

museu-cafe-1

A área histórica da Fazenda Lageado é constantemente visitada por diversas aves e animais, que circulam tranquilamente pelo local. É comum bandos de tucanos, siriemas, quatis e outras espécies percorrerem as alamedas, os terreiros e ao redor dos prédios históricos. Recentemente o monitor Rodrigo conseguiu captar a passagem do bando de quatis, que transitavam bem próximo do Museu do Café.

O bando contava com mais de 50 animais incluindo adultos e diversos filhotes. As imagens foram disponibilizadas no facebook do Museu e até hoje foram visualizadas por mais de 160 mil pessoas. Vale à pena conferir. O facebook oficial do Museu é: Museu do Café Lageado. Veja o vídeo: