Museu do Café apresenta trabalhos de Anilza Aerts

O Museu do Café da Fazenda Lageado apresenta, até o dia 22 de março, a exposição “A épica da simplicidade”, com dezesseis aquarelas da artista plástica Anilza Aerts. A exposição apresenta uma série de nus femininos, trazendo ? tona representações de corpos por meio de recursos visuais.

“Observar um nu feminino pintado por Anilza Aerts obriga a pensar em diversas questões. Elas envolvem desde a seleção do tema até a maneira como o assunto é tratado. Trata-se de um tipo de pintura de longa tradição, mas a circunstância como a criadora o enfoca traz discussões próprias. Uma delas está nas relações estabelecidas entre a figura principal e o fundo”, analisa Oscar D’ Ambrosio, doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie, mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp e integrante da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil), e curador da exposição.

Ele diz que o desejo, por exemplo, de localizar essa imagem no espaço não é despida de significado. “Ela se institui como obra de arte precisamente por ser um ponto aglutinador das relações mais diversas, épicas em sua simplicidade e densas em sua concretização”. A mostra pode ser apreciada de segunda a sexta das 9 ? s 11 horas das 14 ? s 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados o funcionamento é das 12 ? s 17 horas.