Museu do Café abre novos espaços para visitação

museu-cafe-1
A equipe da Manutenção efetuou a retirada de objetos, e a limpeza dos porões dos prédios da antiga Cooperativa e do Anfiteatro do Terreiro (antigo Salão de Festas do Atlético Clube Lageado). Além disso, as janelas foram vedadas com telas objetivando impedir a entrada de aves. Dessa forma esses espaços passam a ser incorporados aos locais de visitação de grupos com agendamento. Agora, além de conhecerem o local onde existe a máquina de beneficiamento de café, os visitantes poderão conhecer esses locais, que possuem detalhes de construção com mais de cem anos. São paredes de pedra com mais de 1m de largura, detalhes em madeira mostrando o piso e as grandes estruturas necessárias para suportar o peso de toneladas de grãos de café. Enfim, mais um espaço que passa a ser oferecido aos nossos visitantes. A Coordenação do Núcleo agradece a todos da equipe da Manutenção da FCA.

Visitas ilustres

museu-visitaNo dia 16 o Museu recebeu a visita de um professor e quatro pesquisadores da área de design da Noruega. Os visitantes estavam acompanhados pelo Professor Fausto Orsi Medola do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp de Bauru. Os visitantes, acompanhados pelo Coordenador do Núcleo, conheceram todo o acervo do Museu e o interior do prédio da Tulha e as novas áreas recém abertas à visitação de grupos. O Coordenador agradece o Professor Fausto por incluir o Museu do Café na agenda dos visitantes.

Novo colaborador

Desde o último dia 22 de agosto, o Museu está com novo colaborador. O servidor José dos Santos Rodrigues está em processo de readaptação e passou a atuar junto ao Museu. O Sr. José é Agente de Vigilância e Recepção e está auxiliando na recepção de grupos com agendamento e também mantendo aberto alguns prédios para que os grupos possam conhecer esses espaços. Além disso, está colaborando na manutenção das áreas externas. Já é possível notar as mudanças nas áreas ao redor do Museu, e também na estrada que liga a área externa à Portaria II, localizada junto à rodovia Alcides Soares. O objetivo primeiro é auxiliar na readaptação do servidor, mas também oferecer um novo visual aos visitantes, além de aumentar os locais de visitação do Museu.

Números

No mês de setembro o Museu foi visitado por 2.153 pessoas. Somando esses números ao acumulado do ano de 2016 chegamos a 18.903 visitantes. Já, de janeiro de 2006 a setembro de 2016, o Museu atinge 201.406 visitantes.

Monitor

No último dia 30 o monitor Rodrigo Vargas Rocha encerrou seu contrato junto ao Museu do Café. Rodrigo atuou durante 2 anos, tempo limite para permanência dentro das normas do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE. Rodrigo está concluindo o curso de história junto a Universidade do Sagrado Coração em Bauru para onde viajava toda noite. O Coordenador do Núcleo agradece o trabalho, dedicação, empenho e envolvimento do monitor Rodrigo e deseja sucesso em sua vida. Importante lembrar que a equipe de monitores do Museu conta ainda com os monitores Renato, Lucas e Tais, que são os responsáveis por acompanhar os grupos além de receber os visitantes demonstrando bastante envolvimento e interesse no trabalho desenvolvido.