Movimento Teatral de Botucatu entra em atividade

A cerimônia do lançamento do Ponto de Cultura denominado “Ponto Cênico” e da nova sede do Movimento Teatral de Botucatu (MTB) aconteceu neste final de semana, no Centro Cultural de Botucatu (CCB), localizado na Praça XV de Novembro, nº 30 (ao lado do Cine Neli), no Centro. O evento contou com a participação da banda Metáphora Sonora.

O Ponto Cênico visa dar acesso ? s crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, ? s atividades artísticas em bairros carentes, e a aparelhos culturais. O trabalho também inclui crianças e adolescentes residentes nas áreas rurais. Também fornecerá maior estrutura e apoio aos projetos e grupos já existentes.

O Ponto de Cultura realizará oficinas, workshops, palestras, cursos e montagens de espetáculos, promovendo a educação, a arte e a cidadania. Além dos benefícios ? população, ele também oferecerá para artistas e agentes culturais de Botucatu ciclos de diálogos, oficinas e seminários.
Como parte de suas atividades de inauguração, o “Ponto Cênico” é parceiro na realização do Festival Intercircu, realizado em Botucatu, entre os dias 15 e 17 de agosto com o “Circutuca”, uma preparação para os eventos principais do Festival.

Essas oficinas foram gratuitas e voltadas para crianças e jovens de diversos projetos sócio-educativos. Nelas foram trabalhadas a iniciação ? s artes circenses: Iniciação aos malabares, acrobacia área, tecido acrobático e trapézio fixo, acrobacias de solo e construção de malabares, com os arte educadores Guilherme Gasperini, Marília Coelho e Fernando Vasques e uma oficina de Mágica Close-up, com Willian Novak. Na manhã desta quinta-feira (18) será realizado no Espaço “Mirante das Artes” o espetáculo “Guerra de Pietrovic”, como encerramento desta parte do circuito.

As atividades do Festival, aberto ao grande público, acontecerão também no Espaço “Mirante das Artes”, localizado na Rua Major Matheus, nº249, na Vila dos Lavradores, com apresentações de números circenses, malabares, filmes e oficinas.

O Festival “Intercircu” tem se consolidado, no circuito de festivais brasileiros, por possuir um caráter não lucrativo e oferecer todas as atividades gratuitamente. A programação completa do Festival você poderá encontrar no site www.intercircubotucatu.com.

Para realização de suas atividades o Movimento Teatral conta com as parcerias da Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Centro Cultural de Botucatu.

{n}Programação ‘Intercircu’{/n}

Dia 19 (sexta-feira)

Abertura do espaço e alojamento- a partir das 18 horas

Cabaré, ? s 20h30 – Abertura do festival com apresentação de diversos números circenses (nacionais e internacionais) de renomados artistas. Após as apresentações acontecerá uma conversa entre o público e os artistas.
Cinecircu, ? s 23 horas – Apresentações de filmes e vídeos sobre a arte circense.

Dia: 20 (sábado)

Oficina de Acrobacia Criativa – das 10 e ? s 14 horas
Oficina de Reciclagem Aere – das 10 ? s 16 horas
Apresentação de Gala – ? s 20h30 – com o espetáculo convidado La Scarpetta do Lume Teatro.
Noite do fogo – ? s 22 horas – todos os malabaristas se reúnem com seus malabares de fogo para uma grande demonstração na rua.

Dia: 21 (domingo)

Oficina de Acrobacia Criativa – das 10 e ? s 14 horas
Oficina de Reciclagem Aérea – das 10 ? s 12 horas
Oficina de Segurança Aérea – das 10 e ? s 14 horas
Grande cortejo – 16 horas – encerramento do festival com um grande cortejo lúdico pelas ruas da cidade.