Mirante da Dança apresenta ‘Intérpretes em Crise’ e traz Oficina gratuita com Clarice Lima

Interpretes em Crise - Mirante da Dança 2016 - divulg (3)No próxima sábado, dia 02 de julho, a mostra Mirante da Dança continua em Botucatu com o espetáculo Intérpretes em Crise, com a bailarina Clarice Lima e gente fina, elegante e sincera, às 19h, no Mirante das Artes com ingressos a preço popular (R$ 10,00). Em seguida, no domingo (03) a própria Clarice Lima irá ministrar Oficinas gratuitas das técnicas Flying Low e Passing Through, das 10h às 13h, também no Mirante.

Intérpretes em Crise – Trata-se de um espetáculo levado ao pé da letra: As criadoras e performers Clarice Lima e Aline Bonamin questionam o lugar do intérprete nos dias atuais, problematizando a sua formação e as condições oferecidas para a criação e a circulação de apresentações voltadas para a Dança Contemporânea.

Interpretes em Crise - Mirante da Dança 2016 - divulg (1)“O trabalho passeia pela nossa memória de dança resgatando e projetando tempos que vivemos ou gostaríamos de ter vivido para falar dessa crise do fazer da dança, dessa vontade louca de dançar, do amor à dança e também de outros clichês”, de acordo com as Intérpretes em Crise.

Clarice Lima é natural do Ceara e vive em São Paulo há mais de 10 anos. Ela é formada em Dança pela Escola de Dança Moderna da Holanda, já trabalhou e estudou com destacados coreógrafos contemporâneos, como Jan Fabre, Constanza Macras, Thelma Bonavitta e Jorge Garcia.

Aline Bonamin é paulistana e começou a dançar balé aos 7 anos de idade, formou-se pela Universidade Anhembi-Morumbi, é artista-residente do projeto Lote# e colaborou diretamente na criação do espetáculo Intérpretes e Crise, sob direção e concepção de Clarice.

Oficina aberta Flying Low e Passing Through

Interpretes em Crise - Mirante da Dança 2016 - divulg (2)“As duas técnicas trabalham bastante a adaptabilidade do copo em diferentes situações, seja indo de encontro ao chão, saindo do chão ou atravessando o espaço”, define Clarice Lima sobre as técnicas que serão abordadas no sábado, das 10h às 13h, no Mirante das Artes. A Oficina é gratuita e aberta a todos os interessados.

Flying Low se concentra principalmente na relação do bailarino com o chão. Utiliza padrões de movimento simples que envolvem a respiração, velocidade e a liberação de energia através do corpo todo para ativar a relação do centro com as articulações, proporcionando uma maior eficiência no movimento para sair e entrar no chão. As sequências desafiam os alunos a descobrir algumas das leis primárias da física, como por exemplo: coesão e expansão.

Passing Through é voltado aos movimentos de forma dinâmica, sempre atravessando/ cortando o espaço com o seu deslocamento. Cada participante descobrirá inúmeras espirais dentro e fora do corpo, e junto com o seu repertório de movimento o grupo formará uma grande rede interligando-se e transformando a cada momento o espaço e a si mesmos.

Mirante da Dança é uma mostra com diversos espetáculos e oficinas de dança contemporânea, em Botucatu, de maio a novembro de 2016. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural (ProAC – Território das Artes) e do Mirante das Artes, e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu, da loja MC Molduras e do site Notícias.Botucatu. Acesse a programação completa em www.mirantedadanca.com

Agenda

Espetáculo Intérpretes em Crise – Clarice Lima e gente fina, elegante e sincera

Sábado, 02 de julho, às 19h

no Mirante das Artes – Rua Major Matheus, 249 – Vila dos Lavradores

Entrada R$ 10,00

Oficina Flying Low & Passing Through

Domingo, dia 03 de julho, das 10h às 13h

no Mirante das Artes – Rua Major Matheus, 249 – Vila dos Lavradores

Gratuita e aberta a todos os interessados.

Ficha Técnica do Espetáculo Intérpretes em Crise

Direção e Concepção: Clarice Lima
Criação e Performance: Clarice Lima e Aline Bonamin
Figurino: Clarice Lima e Aline Bonamin
Criação de Luz: Clara Rubim e Clarice Lima
Colaboração: Cristian Duarte, Carolina Mendonça e Tarina Quelho
Fotos: Patrícia Araujo
Produção e Realização: Clarice Lima & Gente Fina, Elegante e Sincera
Co-produção: Lote#
Apoio: Casa do Povo
Apoio Tênis: Onitsuka Tiger
Duração: 40min
Classificação: Livre