Mestre Tavares ensina ? nova geração os segredos da viola

Considerado um dos mais completos violeiros da região de Botucatu, João Tavares ou Mestre Tavares como é mais conhecido, está passando todo seu conhecimento adquirido em muitos anos de “estrada” para seus alunos, que estão se identificando com a viola. Estudam com Tavares alunos de diferentes faixas etárias.

“Tenho prazer de ensinar aos mais jovens os fundamentos da viola, ou violão, para quem preferir. Meu maior prazer é quando vejo um aluno iniciar o curso, sem conhecer nenhuma nota e depois de algumas aulas estarem ponteando diferentes músicas. Na verdade, ensino o básico e a continuidade do aprendizado depende de cada aluno. Quanto mais se pratica, mais se aperfeiçoa.”, disse.

Tavares aprendeu a dar seus primeiros acordes no violão aos 07 anos, tendo como professor, o seu pai Chico Tavares. Aos 11 anos pegou pela primeira vez em uma viola e nunca mais largou. “Foi paixão ? primeira vista”, brinca. “Desde então venho me aperfeiçoando, pois em se tratando de viola sempre há alguma coisa nova a aprender”, ensina.

O violeiro já subiu em palcos com grandes artistas sertanejos e tocou viola para rodas de cururu por mais de vinte anos, acompanhando cantores como Zico Moreira e Orestes Neto. É regente de duas orquestras de violeiros, em Botucatu e Pardinho e teve inúmeros parceiros na roda sertaneja. Incentivado por amigos abriu a sua academia de música, onde ensina seus alunos a tocar viola, de segunda-feira a sábado.

“Posso dizer que a viola é uma extensão de minha família e entre violão e viola tenho 60 anos de estrada e isso não é brincadeira”, diz. “Fico aqui imaginando quantos acordes já fiz nesses anos todos, quantas músicas cantei, quantas amizades ganhei. A viola é que me proporcionou tudo isso e minha forma de agradecer é ensinar as pessoas a tocar e a gostar dela”, emenda.

Revela quem tiver interesse em aprender a tocar viola e violão pode procurá-lo na Rua 9, nº 521, na Cohab I, onde mantém sua academia de música, ou fazer contato pelo telefone (14) 3813-5652. “Terei prazer em receber todos que quiserem aprender os fundamentos da viola e do violão. O ensino é feito para pessoas a partir dos sete anos de idade”, conclui Tavares.

Por: Quico Cuter
Foto: Valéria Cuter