Mestre do samba rock vai balançar o Botucanto

A primeira eliminatória nacional do Festival Botucanto, marcada para ser realizada no dia 5 de novembro, terá uma atração especialmente escolhida para fazer o público dançar no Espaço Cultural: o pai do samba rock Nereu Mocotó e a banda Swing. Fundador do lendário Trio Mocotó, grupo que acompanhou Jorge Benjor na melhor fase de sua carreira, Nereu é considerado um dos maiores pandeiristas do Brasil.

Começou sua carreira nos anos 60 acompanhando artistas como Ataulfo Alves, Wilson Simonal e Sérgio Mendes. Fundou o Trio Mocotó em 1968. Além de Jorge Benjor, o grupo acompanhou o sambista Cartola e até o mestre do jazz Duke Ellington em passagem pelo Brasil. Em meados dos anos 70, o Trio Mocotó estourou nacionalmente com o sucesso “Coqueiro Verde”, composto por Roberto e Erasmo Carlos.

Após rodar com o mundo com o Trio Mocotó, Nereu gravou seu primeiro disco solo “Samba Power” em 2006. Muito elogiado pela crítica, o CD tem a participação da cantora Céu e apresenta toda a versatilidade de Nereu, que trafega pelo lado mais tradicional do samba, sem deixar de lado os acentos mais modernos do gênero.

As apresentações de Nereu Mocotó e Swing costumam ser grandes celebrações de samba rock, como pode ser conferido em diversos vídeos no youtube, inclusive de suas aparições no Programa do Jô, da TV Globo. “Talvez o nome de Nereu não seja tão conhecido do grande público, mas é um artista único, que explora todas as possibilidades do samba”, diz o secretário de Cultura de Botucatu, Osni Ribeiro. “Quem for ao Espaço Cultural nessa noite certamente vai se divertir”, acrescenta, lembrando que os outros shows do Botucanto devem ser anunciados nos próximos dias.

{n}Botucanto{/n}

O festival acontece de 3 a 7 de novembro em Botucatu. A noite do dia 3, realizada no Teatro Municipal terá quatro apresentações de artistas ligados ? música instrumental, selecionados pela Comissão Organizadora, a partir de projetos inscritos.

No dia 4, também no Teatro Municipal, acontece a fase regional do evento, com apresentações de canções de artistas de Botucatu e região. Nessa noite, quatro canções serão escolhidas para representar Botucatu na fase nacional do evento.
Realizada no Espaço Cultural, a fase nacional terá eliminatórias nos dias 5 e 6, com a apresentação de vinte músicas e a grande final no domingo, dia 7 de novembro.

{n}Inscrições abertas{/n}

Vai até o dia 20 de outubro o período de inscrições para a fase regional do Botucanto, denominada Cantos da Cuesta. Podem participar músicas compostas por artistas nascidos ou residentes nas cidades que integram o pólo Cuesta. Mais informações pelo site: www.botucanto.com.br

Foto: divulgação