Major da PM se apresenta no programa de Inezita Barroso

Nesta semana, a dupla sertaneja “Duarte & Rodrigues” esteve na TV Cultura, mais precisamente no teatro Franco Zampari, em São Paulo. Eles foram gravar no programa Viola, Minha Viola, apresentado por Inezita Barroso.

Rodrigues reside em Bauru e é massagista do Esporte Clube Noroeste há quase 30 anos. Já participou do grupo Irmãos do Campo, juntamente com Renê e Gonçalvinho. Na década de 70, fizeram grande sucesso com a música “Hei de vencer”. No início de 1985, o grupo se desfez e Rodrigues continuou a se dedicar ? carreira junto ao Noroeste.

Duarte é Jorge Duarte Miguel, major da Polícia Militar, com 28 anos de serviços prestados ? Corporação. Atualmente, é o sub-comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), sediado em Botucatu. Duarte toca viola e acordeon, tendo composto mais de 50 músicas, inclusive o Hino Oficial do CPI/4 (comando de policiamento de Área do Interior), de Bauru.

A apresentação contou com a presença de 20 colegas de Botucatu, Lençóis Paulista, Bauru que foram de microônibus ao Bairro da Luz. Coincidentemente, o local fica exatamente ao lado da sede do QCG, ou seja, Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Após as gravações, Duarte e Rodrigues foram até o QCG em visita ? coronel Maria Aparecida Carvalho Yamamoto que é a Chefe do Centro de Comunicação Social da PM e Relações Públicas. A coronel Maria foi professora de Duarte durante o Curso de Mestrado em 2008, no Centro de Altos Estudos de Segurança da PM (CAES).

Segundo Duarte, a música sertaneja como uma fonte de energias que renova as forças e melhora a saúde mental: “Geralmente, a música sertaneja tem letras que trazem mensagens bonitas do campo, do tempo das boiadas quando tudo era mais difícil, não havia muito conforto, nem estradas asfaltadas, pontes, enfim, retrata uma época pela qual temos uma grande admiração, principalmente pela fibra, esforço das pessoas que viviam com muita determinação”, ressaltou Duarte lembrando que a música sertaneja tem estilo próprio até mesmo quando aborda temas cômicos ou românticos, sem perder as características sertanejo raiz.

Duarte não deixou de destacar o apoio que recebeu do comandante do 12º BPM/I, tenente coronel José Aparecido Godoy Siqueira, que também é um admirador do estilo sertanejo e também do rock. Lembra que numa conversa durante um almoço, Siqueira teve a idéia de homenagear os veteranos da Polícia Militar mediante uma Noite dos Violeiros.

“A idéia foi amadurecendo e, finalmente, o evento foi organizado com data definida para dia 02 de dezembro, a partir das 19h30, no Centro de Lazer Nova Aurora, na Rua José Ravagnani, 156, Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Botucatu. Dez duplas, com ao menos um dos integrantes policial militar, estarão se apresentando. Neste evento, os policiais veteranos receberão um certificado alusivo ? data e será apresentado um vídeo com imagens do tempo em que eles estavam trabalhando nas diversas modalidades de policiamento”, concluiu Jorge Miguel.

Vale lembrar que no início de 2010, a dupla lançou o CD “Volta por Cima” que vem sendo divulgado desde então. No programa Viola, Minha Viola, eles cantaram o pagode Angu com Mandioca, de autoria de Duarte e Sei que te Perdi, interpretada por Belmonte e Amaraí. O programa será apresentado pela TV Cultura, nos dias 5 e 11 de dezembro, as 09 e 21 horas, respectivamente.