Mais de 20 mil pessoas prestigiaram o “Festival do Saci”

Fotos: David Devidé / Quico Cuter

“Nossa expectativa foi plenamente alcançada”. Foi o comentário do Subsecretário de Turismo, professor Fredi Vanderlei Pimentel sobre o comparecimento do público na 12ª edição do Festival do Saci 2012 que aconteceu no final de semana (sexta-feira, sábado e domingo) no Espaço Cultural Dr. Antonio Gabriel Marão, na Avenida Dom Lúcio, 755, região central da cidade. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Botucatu, por intermédio da Subsecretaria de Turismo.

Pimentel adianta que a cada ano que passa a festa vem se aperfeiçoando e criando novas alternativas para agradar o público. “Este ano fizemos a abertura da festa na noite de sexta-feira e nos dois dias subsequentes (sábado e domingo) mantivemos uma gama de atividades durante o dia inteiro. Com isso, o Espaço Cultural teve uma rotatividade muito grande nesses três dias e passaram por aqui mais de 20 mil pessoas”, avaliou.

O subsecretário enfatiza que procurou manter uma diversidade de atividades para agradar a todas as faixas etárias, com shows musicais, danças, espetáculos teatrais, culinária diversa, jogos interativos, artesanato, praça de alimentação, contação de causos, recreação, brinquedos, caminhadas, entre outros.

“O objetivo foi buscarmos o envolvimento da população e fortalecer a cultura e o folclore local, assim como atrair pessoas de outras cidades da região que geraram aquecimento dos hotéis, bares e restaurantes”, observou Pimentel, lembrando que a entrada do Festival foi franca.

{n}Atividades{/n}

Na sexta-feira (19), a partir das 19 horas, além cerimônia de abertura, a programação contou com a apresentação do coral do Projeto Guri e dos shows de Paulo Freire e Oswaldo Guimarães e da dupla sertaneja Luiz Guilherme e Daniel.

No sábado as atividades se iniciaram ? s 9h30 com a Parada do Saci, que contou com a participação de personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, além de diversas organizações da Cidade. Ás 20 horas houve a Trilha Noturna de Jipes. O dia ainda contou com recepção ao público com atores personificados em Cuca, Emília e Visconde, personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, da Companhia de Teatro Chafariz, sessão de autógrafos com o escritor e professor José Sebastião Pires Mendes, apresentações artísticas e de danças, os Reis do Cururu e shows de sertanejo universitário com as duplas Ricardo & Natália e Marcelo Estevam & Esaú.

No domingo (21), último dia de evento, a partir das 9h30, aconteceu uma nova Parada do Saci, com saída do Auto Posto Panorama, localizado na Rua Emílio Cani. A partir das 11 horas foi realizado o Almoço do Saci, com comidas típicas, além da contação de causos com o “Tio Nerso” e de shows com o melhor da MPB e da Bossa Nova brasileira. No período da tarde será realizada uma sessão de autógrafos com o escritor Roldão Senger. E fechando o festival, os shows de Ramiro Viola & Pardini e Michelle & Karoline.