Luz no Câmpus promove palestra do jornalista Ulisses Capozzoli

 

ID_23224_luz-no-campus destNo dia 28 de setembro, às 18h, no auditório da Fazenda Lageado, acontece mais uma edição do projeto “Luz no Campus – Filosofia ao Entardecer”, com a palestra “Um Desconhecimento do Céu”, ministrada pelo jornalista Ulisses Capozzoli.

Participando do Luz no Câmpus pela segunda vez, Ulisses Capozzoli é jornalista especializado em divulgação de ciência, mestre e doutor em História da Ciência pela Universidade de São Paulo. Trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo com jornalismo científico. Foi publisher da revista Astronomy Brasil e, durante 12 anos, editor de Scientific American Brasil. Atualmente está escrevendo livros de divulgação científica para uma editora paulista.

Presidente por duas vezes da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) é autor de livros como: Antártida, a última terra (Edusp), No reino dos astrônomos cegos- uma história da radioastronomia (Record) e A terceira margem do rio – as águas do Ribeirão das Antas e as histórias que elas contam.

Segundo o palestrante, o desconhecimento do céu pressupõe não apenas uma falta de referência, a dificuldade de reconhecer uma única estrela, das seis mil que podem ser observadas a olho nu, no céu da Terra. “Um desconhecimento do céu é tanto uma realidade quanto uma metáfora para o crescimento, que parece exponencial, de pontos cegos que se manifestam na vida cotidiana. E que tendem a inviabilizar um olhar mais inquiridor sobre a natureza das coisas, sobre o fascínio da máquina do mundo”.

Para Capozzoli, uma eventual solução para essa situação não está numa postura solitária. “É um processo coletivo, uma fermentação cultural. E isso porque os humanos não são ilhas, não são isolados, uns dos outros. E essa, talvez, seja a principal razão de porquê um humano fala”.

O Luz no Câmpus é uma iniciativa da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp e da Fundação e Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf). O evento é aberto a todos os interessados e a entrada é 1 kg de alimento não-perecível, que será doado a entidades assistenciais.